Filipa Martins

Filipa Martins venceu o prémio de atleta feminina de 2015 da Confederação do Desporto de Portugal. (Foto: FPG)

Filipa Martins, estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e ginasta do Sport Club do Porto, fechou o ano de 2015 na liderança do ranking mundial de paralelas assimétricas, anunciou a Federação de Ginástica de Portugal (FGP).

A atleta portuense comanda a classificação de paralelas assimétricas da Federação Internacional de Ginástica (FIG), com 55 pontos, os mesmos que a francesa Youna Dufournet e a sueca Jonna Adlerteg. Filipa Martins fechou também a ano de 2015 no 3.º lugar do “ranking” de solo e em 6.º de trave.

A liderança do ranking mundial de paralelas assimétricas é o reflexo de um ano em que Filipa Martins somou alguns dos mais brilhantes resultados da história da ginástica portuguesa. Entre eles inclui-se a conquista de duas medalhas de bronze na Taça do Mundo de Cottbus, na Alemanha, uma medalha de prata na Taça do Mundo de ginástica artística, em Anadia, e a medalha de bronze na trave na 28ª edição das Universíadas, em Gwangju, na Coreia do Sul. Resultados que, a somar ao oitavo lugar na final “all-around” do Campeonato da Europa de ginástica artística, lhe valeram a atribuição do prémio de atleta feminina do ano pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Filipa Martins faz ainda parte do programa de preparação para os Jogos Olímpicos 2016. A concretizar-se, a viagem até ao Rio de Janeiro será a realização de um “sonho” para esta estudante que quer ser treinadora de ginástica e que não esconde o “desejo” de “que a ginástica passe a ser um desporto mais conhecido e com mais visibilidade em Portugal”.