Lucas Moreira estuda Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. (Foto: DR)

“Gentileza gera gentileza” é o lema que comanda a vida de Lucas Moreira, estudante da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (Brasil) que, no próximo ano letivo, se irá juntar às centenas de estudantes brasileiros que vão estudar na Universidade do Porto ao abrigo de programas de mobilidade internacional. Mas não vem sozinho. Com ele traz uma das dez bolsas atribuídas este ano pelo programa “Uniplaces Scholarship 2017”, uma iniciativa da conhecida plataforma online de alojamento de estudantes universitários que premeia estudantes de todo o mundo que se destaquem pelos seus atos de bondade.

Mas de onde vem a bondade de Lucas? “A busca do conhecimento é uma das maiores motivações e, para mim, não é possível buscar o conhecimento sem querer partilha-lo”, diz o jovem de 20 anos. E não tardou a aplicar a receita quando chegou à universidade. Logo no primeiro semestre, deu aulas de português a jovens de comunidades carenciadas da cidade de Niterói (município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro) que pretendiam entrar numa escola técnica ou numa universidade pública.

Mas Lucas queria mais e chegar a cada vez mais gente. Para isso, virou-se para a internet. Em março de 2015 criou um canal no YouTube – o Pensarolando – onde partilha o seu conhecimento e experiência no estudo de áreas como o Direito, a Filosofia, mas também de temas ligados à divulgação científica. O melhor, contudo, ainda estava para vir…

“Desde o ensino médio [equivalente ao ensino secundário em Portugal] que eu crio resumos. Essa é a minha maneira de estudar e os meus amigos sempre me pediam esses materiais e eu nunca neguei. Acontece que a faculdade é um ambiente individualista e, às vezes até hostil, em que partilhar voluntariamente o caderno é algo algo fora do comum”. Inconformado, Lucas decidiu dar o exemplo e criou um grupo no Facebook onde disponibilizou todos os seus apontamento e outros materiais de estudo de forma gratuita. “Incrivelmente, parece que um sentimento diferente surgiu na faculdade. Foi uma centelha”, diz Hoje, o UFF, Compartilha! tem mais de 1700 membros que partilham voluntariamente materiais de estudo produzidos por si, “motivados pela sintonia de união e companheirismo”. Tanto que a ideia “é um sucesso reconhecido por toda a comunidade académica: estudantes e professores”.

“Um ato de gentileza motivou vários atos de gentileza”. Mas não só. O crescimento da plataforma coincidiu com a melhoria generalizada das notas dos estudantes do curso de Direito da UFF, o que mostra “como é que uma rede de partilha de materiais pode ajudar, não só no incentivo à solidariedade, mas também no rendimento académico dos estudantes”.

Foram estes atos de bondade que garantiram a Lucas um lugar entre os 10 estudantes premiados com a 4.ª edição das bolsas de alojamento da Uniplaces. A aventura começa no início de 2018, nas salas da Faculdade de Direito da U.Porto (FDUP). E o administrador do UFF, compartilha! já traçou um objetivo: “Talvez quem sabe eu possa plantar um “U.Porto, compartilha!” por aí? Sem dúvidas, a rede de partilha de materiais é uma ideia que pode ser difundida em qualquer universidade. Seria um prazer levá-la para a U. Porto”.

A poucos meses de rumar ao Porto, o estudante deixa elogios à U.Porto, “uma universidade de excelência” que “acolhe tão bem os estudantes estrangeiros”. No que toca a expectativas, “acredito que será um aprimoramento extraordinário na minha aprendizagem e no meu currículo. Além disso, pretendo desfrutar da cultura portuguesa e conhecer novas pessoas. Inclusive, estou bastante ansioso pelos eventos da Universidade, como a Mostra da U.Porto… Venho acompanhando as redes sociais da universidade e ficado cada vez mais ansioso!”, confessa o estudante, que promete  partilhar a sua experiência de intercâmbio no seu canal no YouTube.

Sobre a Uniplaces Scholarship

A Uniplaces Scholarship é uma iniciativa da Uniplaces (portal.uniplaces.com), plataforma online para alojamento de estudantes universitários que tem como objetivos  apoiar a mobilidade dos estudantes e incentivar a prática de boas ações. Em cada edição são selecionados 10 estudantes de todo o mundo que beneficiam de um semestre completo em alojamento Uniplaces.