Nos dias 26 e 27 de julho, os C-DAYS 2019 na Alfândega do Porto. A entrada é gratuita. (Foto: DR)

Nos próximos dias 26 e 27 de junho, especialistas nacionais e internacionais em cibersegurança juntam-se na Alfândega do Porto para a conferência C-DAYS 2019. Organizada pelo Centro Nacional de Cibersegurança em parceria com a Universidade do Porto, a sessão foca-se nos desafios da inovação e desenvolvimento nas PMEs.

Eneken Tikk, da Estónia, Gerben Klein Baltink, Jens Grossklags, ambos da Alemanha, são alguns dos especialistas internacionais convidados. A estes juntam-se representantes de entidades envolvidas no setor, como a Autoridade Nacional de Segurança, IAPMEI, Microsoft, Google, entre outros.

O programa é composto por painéis de discussão, sessões técnicas, sessões restritas e outras organizadas pelos parceiros. Entre os principais temas em debate estão a educação em cibersegurança, a cibersegurança nas PMEs, cidades inteligentes, bibliotecas e blockchain, empreendedorismo, entre outros.

O evento é também o palco para o CybersecurityChallengePT, uma iniciativa organizada pelo Centro Nacional de CiberSegurança, pela Universidade do Porto e pelo Instituto superior Técnico, com o apoio da AP2SI-Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação. A competição – que envolve a resolução de problemas ligados à programação, criptografia, vulnerabilidades web – realiza-se na Alfândega do Porto, dia 26 de junho, entre as 10h30 e as 19h30, e os resultados serão anunciados na sessão de encerramento da C-DAYS 2019. Os 10 melhores concorrentes vão representar Portugal no European Cyber Security Challenge 2019 (ECSC), que se realiza em Bucareste, Roménia, no próximo mês de outubro. Mais informações e inscrições estão disponíveis através do site.

Para além de palestras e workshops, o C-Days 2019 inclui um CybersecurityChallengePT aberto a todos os estudantes do ensino secundário ou universitários (todos os ciclos de estudo). (Foto: DR)

Na conferência estarão também presentes Mariana Vieira da Silva, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa (responsável pela sessão de abertura), João Torres, Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, António Gameiro Marques, diretor-geral do Gabinete Nacional de Segurança, e Manuel Eduardo Correia, Pró-Reitor da Universidade do Porto.

A colaboração com o evento surge numa altura em que a Universidade do Porto tem vindo a apostar nas questões relacionadas com a cibersegurança, através do  Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade. Desde 2009, a U.Porto é membro da Rede Nacional CSIRT, um forúm de cooperação nacional de constituído pelas equipas que dão resposta aos incidentes que ocorrem quando falamos de segurança informática.

Com entrada gratuita, mas sujeita a inscrição, a 5.ª edição da Conferência C-DAYS destina-se a profissionais ligados às áreas de tecnologias da informação e comunicação, membros de equipas de segurança e de resposta a incidentes, e a docentes e alunos de estabelecimentos de ensino profissional e superior universitário.