Máscara Egípcia

A iconografia funerária do antigo Egipto será um dos temas principais do simpósio.

Egiptólogos de renome mundial vão estar reunidos no próximo dia 15 de setembro, na Universidade do Porto, para participar no Terceiro Simpósio Internacional de Egiptologia da Universidade do Porto.

Coordenado por Rogério Sousa, professor do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), este simpósio (ver programa) visa debater um novo e promissor campo de estudos da egiptologia: a iconografia funerária do antigo Egipto, com um painel de convidados onde não faltam alguns dos egiptólogos que têm liderado a investigação egiptológica no âmbito das crenças funerárias e, em particular, no estudo dos ataúdes. Entre eles estarão nomes como Irmtraut Munro (Universidade de Bonn), Anders Bettum (Museu Etnográfico de Oslo), Cássio de Araújo Duarte (Universidade de S. Paulo) e René van Walsem (Universidade de Leiden).

Esta será uma oportunidade para dar continuidade ao trabalho iniciado no primeiro e segundo simpósios, em torno dos recursos patrimoniais e científicos da Universidade do Porto, nomeadamente do núcleo egípcio do Museu de História Natural, canalizando o estudo destes objetos para projetos de investigação de alcance internacional.

Com início marcado para as 14h00, o III Simpósio Internacional de Egiptologia vai decorrer no Edifício Histórico da U.Porto (Reitoria, Praça Gomes Teixeira)

entrada é livre, ainda que sujeita a inscrição prévia através do e-mail [email protected].