O evento reúne especialistas de renome internacional para debater as várias abordagens à patologia.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e o Centro Hospitalar de São João (CHSJ) promovem, nos próximos 23 e 24 de março, a 7.ª edição do Curso de Doenças Pulmonares Difusas – iniciativa dedicada a promover a troca de experiências e de conhecimento focado nestas patologias.

O evento, que ao longo de dois dias ocupará o auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP, integrará mais de 20 sessões que ficarão a cargo de dezenas de oradores de renome internacional. Destaca-se a participação de Cristopher Denton (University College London), Athol Wells (Royal Brompton Hospital) e Ulrich Costabel (University of Duisburg-Essen). A iniciativa – promovida pelos serviços de Pneumologia, Imunologia, Radiologia e Anatomia Patológica – conta, ainda, com intervenções de Loic Guillevin (Hôspital Cochin), Andrew Nicholson (Royal Brompton and Harefielf Hospitals) e Jeffrey Myers (University of Michigan).

“Queremos que o curso seja o mais abrangente possível e, por isso, decidimos apostar em nomes que se destacam quer na vertente clínica quer na vertente da patologia”, explica António Morais, professor da FMUP e membro da organização.

Esta é a sétima edição do curso e o feedback tem sido bastante positivo por parte dos participantes. “Nas próximas edições queremos continuar a criar um momento onde a teoria e a prática se encontram, permitindo as melhores sinergias possíveis”, remata o docente.