Encontro vai reunir investigadores de renome nacional e internacional na área da Bioengenharia

O auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebe, nos dias 23 e 24 de novembro, as IV Jornadas de Bioengenharia.

Coincidindo com a data em que se comemora o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro) a 4ª edição deste evento vai centrar-se nas grandes temáticas da Bioengenharia: Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica e Biotecnologia Molecular. Para debater estes temas, está prevista a participação de investigadores de renome nacional e internacional, dos quais se destacam: Elisa Keating (especialista no estudo do paralelismo molecular do transporte transmembranar em trofoblastos e em células tumorais, da Faculdade de Medicina da U.Porto), Joseph Planell (especialista espanhol do Institute for Bioengineering of Catalonia), Hugo Azevedo (diretor sénior da CAE Healthcare) e Clemens A. van Blitterswijk (especialista holandês em regeneração óssea).

 

A jovem investigadora Renata Gomes, recentemente distinguida com o prémio do Science, Engineering and Technology (SET) for Britain de biomedicina, vai falar sobre a sua investigação na área da nanotecnologia experimental para a regeneração de tecido cardíaco de pacientes que sofreram um enfarte.

Investigadores nacionais, provenientes das Universidades do Porto, Minho, Lisboa, do Instituto Gulbenkian, Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) também vão marcar presença nas IV Jornadas de Bioengenharia.

Durante o evento vai decorrer um concurso de posters, de forma a promover entre os participantes a troca de conhecimentos e experiências sobre Bioengenharia.

Este evento é organizado pelos estudantes do Mestrado Integrado em Bioengenharia da FEUP, em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS). Criado em 2006, o Mestrado Integrado em Bioengenharia (MIB) é lecionado em parceria entre estas duas instituições. Para além do elevado índice de procura do curso, são de realçar também as elevadas médias de ingresso registadas, sempre acima dos 18,0 valores.