VISUM2É já na próxima quinta-feira, dia 3 de julho, que arranca no Porto a edição 2014 da VISion Understanding and Machine intelligence (visum) Summer School. Ao longo de oito dias, 30 jovens oriundos de 11 países, com idades compreendidas entre os 24 e os 30 anos, vêm à Invicta saber mais sobre a aplicação de conceitos fundamentais de visão computacional e inteligência artificial em cenários reais. Destacam-se as sessões sobre sistemas de visão e de processamento inteligentes de um drone, sobre mapeamento de informação adquirida de uma Kinect (sensor de movimentos) para impressão de um modelo em miniatura em impressora 3D ou sobre a análise de objetos em imagens digitais (como por exemplo os algoritmos de reconhecimento de faces utilizado pela Google ou Facebook).

Nesta escola de Verão a indústria não foi esquecida. Siemens S.A., E-Commerce Sonae MC e Albatroz são três empresas portuguesas que apostam em visão computacional e inteligência artificial e vão dar a conhecer a utilidade destas áreas para a indústria. “Pretendemos que os alunos vejam em que mercados podem aplicar a teoria que aprendem e também oferecer, em muitos casos, o primeiro contacto com o mundo do trabalho em contexto empresarial”, refere a organização do evento.

Num plano mais académico, os alunos terão a oportunidade de aprender com alguns dos especialistas internacionais reconhecidos mundialmente, como Cristian Sminchisescu (Universidade de Lund, Suécia), Vincent Lepetit (Universidade de Tecnologia Graz, Aústria), Thomas Whelan (Universidade Nacional de Maynooth, Irlanda) e Russell Beale (Universidade de Birmingham, Reino Unido). O painel de oradores inclui ainda nomes portugueses, como Jaime Cardoso (INESC TEC e FEUP), Hugo Proença (Departamento de Ciências dos Computadores, Universidade da Beira Interior) e André Marçal (INESC TEC e Faculdade de Ciências da U.Porto).

O programa da Escola de Verão é composto por sessões de formação em áreas fundamentais, em áreas industriais e em áreas de aplicação, para além de sessões práticas e uma sessão de apresentação de posters. A visum Summer School é uma iniciativa promovida pelo INESC TEC, em colaboração com a Universidade do Porto e a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

[Ver Vídeo sobre a edição 2013 da visum]