Na Escola de Startups do UPTEC, os projetos têm a oportunidade de assistir a workshops essenciais para a criação de um negócio. Foto:UPTEC

As candidaturas para a 10.ª edição da Escola de Startups do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto reabrem já no início de setembro. Destinada a empreendedores graduados com ideias de negócio nas áreas das artes, ciências e tecnologias que pretendam criar um negócio, esta iniciativa já acelerou mais de 200 projetos empresariais.

Com o objetivo de sensibilizar os novos empreendedores para os principais desafios no processo de criação e desenvolvimento de um projeto empresarial, o UPTEC definiu um programa que aborda temas como modelo de negócio, mercado e estratégia, propriedade intelectual, finanças e financiamento e apresentação do pitch. 

Para frequentar o programa de aceleração de três meses, o UPTEC vai selecionar no máximo 15 projetos empresarais. Ao frequentarem a Escola de Startups do UPTEC, estes projetos têm a oportunidade de assistir a workshops essenciais para a criação de um negócio, agendar reuniões com empreendedores seniores e parceiros estratégicos, receber acompanhamento individual de mentores do UPTEC e apresentar o projeto num evento público.

Os projetos selecionados que desenvolvam tecnologias ligadas às telecomunicações podem usufruir do apoio do Vodafone Power Lab (VPL) e  isenção de custos do programa e acesso ao espaço de incubação  do VPL no UPTEC.   Este programa de incentivo à inovação e empreendedorismo da Vodafone Portugal apoia a incubação, oferece mentoring e formação, entre outras condições que apoiam o desenvolvimento de novas empresas.

Por integrarem o ecossistema de inovação do UPTEC, os empreendedores que frequentarem a Escola de Startups têm um acesso privilegiado à Universidade e centros de investigação, a eventos de networking com parceiros e investidores e a oportunidade de fazerem parte de uma rede de empresas nacionais e internacionais.

Este programa de aceleração do UPTEC, que começou em 2013, já acelerou quase 200 projetos empresarias e ideias de negócios, dos quais resultaram a criação de mais de 60 startups. Pelas 9 edições da Escola de Startups do UPTEC já passaram mais 400 participantes.

O programa tem um custo de 250€ (+iva) por projeto. As candidaturas abrem a 3 de setembro, mas os interessados já podem fazer o pré-registo online aqui.