É um cenário que se repete todos os anos, mais ou menos por esta altura: a apresentação do projeto teatral que junta estudantes e colaboradores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), num espetáculo que é já uma referência junto da comunidade. Promovido pelo Comissariado Cultural da FEUP,  “ERRO 404 – título não encontrado” sobe ao palco do Auditório da FEUP nos dias 5 e 7 de abril, às 21h30.

Com texto e encenação de Cátia Pinheiro e José Nunes, este é um espetáculo sobre um espetáculo que quer contar uma história e não consegue.”Porque somos muitos. Porque somos muitas histórias. Porque queremos falar sobre nós. Como se desata este nó que é falar sobre nós? Será que há aqui algum engenheiro na sala? Este é um espetáculo que não consegue contar mais nada a não ser a sua própria história – a de tentar ser um espetáculo”, lê-se na sinopse.

Sobre o espetáculo, Cátia Pinheiro e José Nunes, os encenadores da peça, explicam a génese de tudo:  “Quisemos começar do nada… daquilo que está mesmo à frente do nosso nariz. Como gostamos de trabalhar o contexto como conteúdo, a primeira coisa que fizemos quando chegamos ao Projeto Teatral foi perguntar “quem são vocês?” Queríamos saber quem eram estas pessoas que nos rodeavam, que estavam ali e que tinham um desejo comum: fazer um espetáculo. Percebemos logo que essa primeira coisa seria “a coisa”, que era sobre isso que iríamos falar, sobre as vontades comuns, sobre a diversidade e heterogeneidade deste grupo, sobre as muitas histórias que cada um tinha para contar e, ao mesmo tempo, falarmos também sobre o que é isto de fazer um espetáculo que tem como proposição vinte pessoas apresentarem-se e dizerem quem são. Vamos falar de nós… mas falar sobre nós pode ser muita coisa. Pode ser falar de métodos de aproximação ou de Britney Spears, de exponenciais de X ou de David Lynch, de mentiras ou de aliens. Propusemo-nos explorar materiais autobiográficos que se debruçam sobre a ideia de apresentação. Como nos apresentamos? E quando nos apresentamos a alguém o que queremos mostrar? Como varia a nossa apresentação consoante a audiência a quem nos dirigimos? Como é que nos vemos e como é que os outros nos veem? Olhar para o espelho é muitas vezes uma posição de desconforto e até de dúvida, mas é uma excelente posição para começar a criar um projeto”.

“ERRO 404 – título não encontrado” conta com a interpretação de Adriana Silva, Afonso Pirata, Ana Leal, Ana Rita Fernandes, André Reis, Bernardo Rosa, Bárbara Piazer Scalcon, Daniel Lopes, Gonçalo Gil, Helena Flávio, Helena Marinho, Helena Miranda, João Almeida, Marta Leal, Nuno Teixeira, Raquel Flávio, Rebeca Marini, Ricardo Ribeiro, Rodrigo da Fonte e Mr. Kondo.

A entrada no espetáculo é gratuita (sujeita à lotação da sala) mediante levantamento antecipado dos bilhetes no Infodesk/FEUP (segunda a sexta-feira, 9h30 – 13h00 / 14h00 – 17h30) ou, no dia do espetáculo, uma hora antes do início da sessão.

Mais informações através do e-mail [email protected]