Universidade Itinerante do Mar 2014

Criado em 1971, o SEA é um programa de formação em alto mar dedicado a estudantes de pós-graduação (Foto: UIM)

O oceanógrafo Erik Zettler vai estar no próximo dia 30 de setembro, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), onde vai proferir uma palestra sobre “Science under sail in the 21st century: Student contributions to research on plastic marine debris”.

Nesta passagem pelo Porto, o investigador norte-americano vai partilhar a sua experiência enquanto responsável do SEA (Sea Education Association), um dos mais antigos e conceituados programas de formação em alto mar, a nível mundial, sediado em Woods Hole (Massachusetts, EUA).

À imagem da Universidade Itinerante do Mar (UIM), projeto dinamizado desde 2005 pela Universidade do Porto, o SEA desafia os participantes – nomeadamente estudantes de pós-graduação – a participar em cursos de formação multidisciplinares em pleno ocenado, a bordo de um veleiro especialmente preparado para o efeito. Para além da componente letiva, os “marinheiros” são envolvidos em atividades de investigação relacionadas com o Mar e o Ambiente.

Organizada por Rodrigo Ozorio (investigador do CIIMAR e diretor da Universidade Itinerante do Mar) e por Maria João Ramos (Vice-reitora da U.Porto para a Investigação e Desenvolvimento), a palestra de Erik Zettler terá lugar no Anfiteatro 1 do ICBAS, entre as 15h30 e as 17h00. A entrada é livre.