O evento decorreu de 26 a 30 de abril  (Foto: robotica2017.pt)

Duas equipas constituídas por estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), conquistaram posições cimeiras no Festival Nacional de Robótica que decorreu de 26 a 30 de abril, em Coimbra, com o principal objetivo de reconhecer projetos e criações na área da Robótica.

Promovido pela Sociedade Portuguesa de Robótica e pela Universidade de Coimbra, o Festival Nacional de Robótica é constituído por dois tipos de provas: júnior e sénior, sendo estas últimas dedicadas a estudantes das universidades e politécnicos.

A equipa “Conde”, constituída por Valter Costa (estudante do Programa Doutoral em Engenharia Informática [ProDEI] e investigador no INEGI), Peter Cebola (investigador do INEGI), Pedro Tavares (Estudante do Programa   Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores [PDEEC]) e orientada por Armando Sousa (docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores [DEEC] e investigador do  INESC TEC), conquistou o primeiro lugar da prova “Condução Autónoma”. O desafio criado para esta prova passava pela travessia do robô por uma rota ao longo de uma pista fechada, semelhante à de uma estrada convencional, desafio esse superado pela “Conde” com sucesso. O robô foi capaz executar autonomamente tarefas tal como ver semáforos, identificar sinais de trânsito, estacionar, etc. tal como seria necessário num carro comum.

Já a equipa “FEUP”, orientada por Paulo Costa (docente do DEEC e investigador do INESC TEC) e constituída pelos estudantes da Faculdade de Engenharia Vítor Pinto (estudante do PDEEC), João Manuel Matos Monteiro (estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores [MIEEC]) e André Filipe Sousa Pinto (também estudante do MIEEC), viu o seu robô atingir o segundo lugar na prova “Robot@Factory”.  Esta prova pretendia recriar os desafios e dificuldades de um robô autónomo num ambiente de fábrica, com o objetivo de conseguir transferir caixas entre o armazém de abastecimento, máquinas e o armazém final de produto, em tempo mínimo. Esta equipa completou a prova em pouco mais de três minutos, com um total de oito caixas transferidas.

As classificações completas do evento podem ser consultadas no site do Festival Nacional de Robótica.