Estudantes da U.Porto destacaram-se na resolução dos problemas propostos, através das linguagens de programaçãoC, C++ e Java.

No “mundo real” assinam como João Ramos,  João Pires e Pedro Paredes e são estudantes do  Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Mas no universo da programação eles são os Ancelistas73, equipa que acaba de vencer a Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) 2013, um concurso de programação promovido pelo DI FCUL e que reúne anualmente os melhores estudantes universitários portugueses na área da programação informática.

Realizada no passado dia 26 de outubro de 2013 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a MIUP 2013 juntou 13 equipas provenientes de todo o país. No final, a equipa da FCUP, treinada por Pedro Ribeiro, foi a que obteve melhor desempenho na resolução dos problemas propostos, através das linguagens de programaçãoC, C++ e Java, arrecadando assim a medalha de ouro do concurso e o prémio Novabase, constituído por um Raspberry Pi com caixa ModMyPi e uma webcam para cada elemento da equipa.

Com esta vitória, a equipa da U.Porto garantiu também um lugar no Southwestern European Regional Programming Contest (SWERC) 2013, competição que servirá para determinar quais as equipas que vão representar o Sudoeste Europeu na final mundial do ACM International Collegiate Programming Contest (ACM ICPC). O concurso realiza-se de 16 a 17 de novembro de 2013 na Universidade Politécnica de Valencia, em Espanha.

Para além dos Ancelistas73 , a MIUP 2013 contou ainda com a participação de duas “triplas” provenientes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). O destaque vai para os Beta Strike, que arrecadaram uma honrosa medalha de bronze.