Salomé Rocha (à direita na foto) foi a grande vencedora do CNU de Corta-Mato.

A Universidade do Porto sagrou-se, no passado fim-de-semana, em Leiria, campeã nacional universitária de Corta-Mato feminino por equipas. Trata-se de um feito inédito no palmarés da instituição ao nível do desporto universitário, abrilhantado ainda pela medalha de ouro de Carla Salomé Rocha (FADEUP) na prova individual.

Numa competição organizada pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) e que contou com a participação de cerca de 60 atletas de 15 instituições de ensino superior, a U.Porto foi a equipa mais forte no setor feminino, fruto das boas prestações das suas cinco atletas. Para além do ouro de Carla Salomé Rocha, atual vice-campeã mundial universitária de corta-mato, destaque para  a presença no “top 20” de Ana Lopes (FCNAUP), sétima classificada, Ana Carneiro (FADEUP), décima primeira, Joana Fortuna (FADEUP), décima quarta e Rita Ferreira (FADEUP), décima oitava.

No setor masculino, a sorte não bateu à porta da Universidade, que não conseguiu ir além do nono lugar coletivo com os atletas Pedro Meireles (FEUP), Rui Pedro Ribeiro (FEUP) e Tomás Baptista (FADEUP).

A próxima e última prova de Atletismo do ano é o Campeonato Nacional Universitário (CNU) em Pista Ar Livre que se realiza em maio, competição para a qual a U.Porto parte como detentora do título nacional universitário coletivo.