Equipa vencedora destaca-se pela multidisciplinaridade, combinando elementos de vários organismos dentro da Universidade.

Uma equipa liderada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e constituída por elementos da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), da Universidade de Lisboa e dos laboratórios Labs Sapo, INESC TEC e INESC ID , esteve em plano de destaque na edição 2013 do RepLab, uma competição internacional de Data Science. Num total de 11 equipas participantes, a equipa da U.Porto alcançou o primeiro lugar nas tarefas de Filtering e Opinion Mining de acordo com algumas medidas de avaliação, e o terceiro lugar de acordo com outras.

A tarefa de Filtering teve por objetivo criar métodos automáticos de desambiguação de entidades (empresas, celebridades…) através da análise dos Tweets. Por exemplo, perceber se um tweet com a palavra “Alfândega” diz respeito ao edifício da Alfândega no Porto ou à localidade de Alfândega da Fé.  Para resolver a tarefa, foram utilizadas técnicas de processamento de linguagem natural e algoritmos de aprendizagem automática de forma a classificar os Tweets como estando relacionados ou não relacionados com uma dada entidade.

A equipa distinguida é extremamente multidisciplinar, uma vez que reúne estudantes de vários cursos de mestrado e doutoramento da U.Porto, demonstrando a forma como a Universidade tem fortalecido as suas competências na área de Data Science. Este campo tem vindo a ganhar uma crescente importância em toda a sociedade, como demonstra a importância mediática que o caso Snowden está a ter em todo o mundo.

Em representação da U.Porto no RepLab 2013, estiveram Pedro Saleiro (PRODEI – Programa Doutoral em Engenharia Informática/FEUP);  Luís Rei (Labs SAPO); Arian Pasquali (Labs SAPO, MCC – Mestrado em Ciências de Computadores/FCUP); Carlos Soares (FEUP, INESC TEC);  Jorge Teixeira (Labs SAPO, PRODEI /FEUP); Fábio Pinto (INESC TEC, PRODEI/FEUP);  Mohammad Nozari (INESC TEC, MAP-T – Programa Doutoral em Telecomunicações); Catarina Félix (INESC TEC, PDCC – Doutoramento em Ciência de Computadores/FCUP) e Pedro Strecht (PRODEI/FEUP).

A participação na competição aconteceu ao abrigo de dois projetos financiados pela FCT, o REACTION e oPOPSTAR.

O RepLab é uma competição que avalia a gestão da reputação online, organizada no âmbito da conferência CLEF 2013 (Conference and Labs of the Evaluation Forum), que tem como objetivo monitorizar a reputação de entidades na rede social Twitter.