vinho02

Prémio é atribuído anualmente para a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense.

Os docentes do Departamento de Química e Bioquímica da  FCUP, Victor Freitas e Nuno Mateus, e a investigadora Susana Soares acabam de ser distinguidos com o Prémio Michael Symington da ADVID (Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense) pelo estudo “Different Phenolic Compounds Activate Distinct Human Bitter Taste”, realizado em parceria com Instituto Alemão de Nutrição Humana.

O estudo consistiu na descoberta de alguns compostos que contribuem para o amargor dos alimentos e na descrição do mecanismo de perceção deste sabor. Criada em 1982, a ADVID nasceu da iniciativa de algumas empresas ligadas à produção e comercialização dos Vinhos da Região Demarcada do Douro, tendo como objetivos a promoção de, estudos, experimentação, demonstração e divulgação de técnicas de viticultura adaptadas às condições da Região. Tem ainda como objetivo promover a competitividade e qualidade dos vinhos a nível nacional e internacional, por iniciativa própria ou em colaboração com organismos públicos, privados, nacionais e internacionais. O prémio ADVID foi instituído em 2007 com o objetivo de captar investigadores dos vários domínios científicos para as especificidades técnicas, culturais e socias da vitivinicultura da Região do Douro.

Este Prémio é atribuído anualmente a um investigador, de qualquer nacionalidade, que tenha desenvolvido um trabalho inédito no domínio científico de reconhecida importância para a vitivinicultura do Douro.

Cada ano, o nome do Prémio reconhece uma personalidade que tenha tido uma importância relevante para o desenvolvimento da Região do Douro. Em 2014 a personalidade eleita foi o Michael Symington, uma das principais figuras da família Symington, a qual se vem dedicando há várias gerações ao Vinho do Porto e à Região do Douro, sendo a maior empresa familiar do sector. Michael Symington mostrou sempre perseverança na defesa do Douro, dos seus vinhos e suas gentes. Faleceu em 2013 com 87 anos de idade.