ancelistas_FCUP

A equipa Ancelistas, composta por três estudantes da FCUP, venceu a 14ª edição da MIUP.

Três estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) venceram a 14.ª edição da Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) – o prestigiado concurso de programação que decorreu na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), no passado dia 25 de outubro.

A equipa “Ancelistas” constituída pelos estudantes Pedro Paredes, João Ramos e João Pires (Licenciatura em Ciências de Computadores), treinados pelo docente do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, Pedro Ribeiro, conquistou a medalha de ouro da competição derrotando 12 equipas vindas das melhores instituições universitárias portuguesas.

Os “Ancelistas” solucionaram 7 dos 9 problemas propostos usando as linguagens de programação C, C++ e Java. Entre os 9 problemas propostos encontravam-se tarefas como alocar lugares num avião, contar o número de diferentes disposições táticas possíveis, descobrir onde um veículo dos bombeiros deve abastecer-se de água ou fazer sentido do caótico mercado de ações de um bolsa de valores. A classificação completa, bem como os enunciados dos problemas propostos, podem ser consultados no site oficial da MIUP’2014.

Esta é a sexta vez que uma equipa da FCUP vence uma MIUP, fazendo com que a Universidade do Porto seja a instituição mais bem-sucedida da história desta Maratona de Programação.

Agora e juntamente com outras equipas portuguesas, a equipa dos “Ancelistas” vai representar as cores nacionais no SWERC, o concurso internacional do sudoeste europeu, que se realiza na FCUP, no dia 23 de novembro. No SWERC vão estar as melhores equipas de Espanha, França, Itália, Suíça, Áustria e ainda uma equipa israelita.