Eye2Map Agriculture

Através da aplicação, os agricultores podem aceder a informação útil sobre o estado das suas explorações. (Foto: DR)

Um projeto da autoria de uma equipa de estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) venceu o Prémio Regional de Portugal da European Satellite Navigation Competition (ESNC), um dos maiores concursos internacionais de ideias de negócio na área da navegação por satélite.

Criado por Ana Cassilda Santos Rodrigues (Licenciatura em Ciências de Engenharia / Engª Geográfica), Eliana Patrícia Duarte Vieira (Mestrado em Engenharia Geográfica), Óscar Moutinho (Mestrado em Engenharia Geográfica) e Miguel Mota Prego Rosmaninho (Mestrado Integrado em Engenharia Física) o Eye2Map Agriculture é um serviço que consiste na recolha de fotografias aéreas em áreas de cultivo. O objetivo passa por  permitir aos agricultores o acesso informação útil sobre as suas explorações, permitindo aumentar a eficiência e lucros.

“A fotografia aérea tradicional é muito cara, assim a nossa proposta permite que os agricultores, mesmo os mais pequenos,  tenham uma alternativa mais económica , podendo chegar a uma maior variedade de negócios”, aponta Óscar Moutinho.

O cariz social é de resto uma das grande apostas de um projeto que, segundo os autores, aposta “na abertura destes serviços a um público maior, onde os pequenos agricultores com os nossos recursos conseguem competir com empresas maiores. É uma oportunidade para terem tecnologia de ponta e informação altamente especializada, mas com custos reduzidos”.

Através do Eye2Map Agriculture, os agricultores têm então acesso a informação sobre o relevo do terreno, medidas da exposição solar e medidas estatísticas fundamentais sobre a saúde e crescimento da vegetação nas suas operações agrícolas. Deste modo, o cliente consegue saber quão saudável a cultura está, como está a desenvolver, a altura ideal para começar as colheitas, a direção das águas de irrigação,entre outras valências.

A aplicação providencia ainda informação georreferenciada e que consegue ser mapeada e entregue ao cliente, sobre áreas que necessitem de recursos e mobilização.

Mais informações aqui.