A WEStoreonTEX já tinha sido contemplada com o terceiro prémio da edição 2016 do iUP25k. (Foto: DR)

Uma equipa de investigação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), composta pelos investigadores Clara Pereira, Rui Costa e André Pereira, foi distinguida recentemente com o Prémio Inovação d’“Os Melhores do Portugal Tecnológico”, a iniciativa da Exame Informática que premeia anualmente pessoas e empresas que marcam a diferença pelas suas ideias inovadoras nas áreas da ciência e tecnologia.

Na origem da distinção está a criação e desenvolvimento de um nanomaterial que dá aos tecidos a capacidade de armazenamento de energia, permitindo-lhes alimentar dispositivos eletrónicos e sensores integrados na roupa.”O potencial  é enorme e a estreia comercial está agendada para o próximo ano”, destaca a Exame Informática, sobre uma ideia que evolui entretanto para um projeto empresarial – a WeStoreOnTex – atualmente incubado no Porque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC).

A ideia dos investigadores da FCUP já havia conquistado o terceiro lugar na edição de 2016 do iUP25k, o Concurso de Ideias de Negócio da U.Porto. Já este ano, o WeStoreONTEX foi o vencedor do Pitch Day da 8.ª edição da Escola de Startups do UPTEC.

Para a equipa de investigadores, a distinção resulta do “reconhecimento da relevância do projeto WEStoreOnTEX para a comunidade” e do “esforço conjunto e dedicação de uma Equipa multidisciplinar com know-how nas áreas da Química, Engenharia Física, Nanotecnologia e de Têxteis Funcionais e Inteligentes”. Foi por isso “com muito orgulho que recebemos esta distinção, que nos dá ainda mais motivação para seguir em frente com a nossa investigação e desenvolvimento tecnológico”.

O lançamento comercial é o próximo desafio ho horizonte dos investigadores. “Esperamos que [o prémio} nos possa proporcionar novos contactos com empresas da área que permitam alavancar o nosso projeto e proporcionar a introdução do nosso produto no mercado”, rematam.

Recorde-se que  ideia dos investigadores da FCUP já havia conquistado o terceiro lugar na edição de 2016 do iUP25k, o Concurso de Ideias de Negócio da U.Porto. Já este ano, a WeStoreONTEX foi a grande vencedora do Pitch Day da 8.ª edição da Escola de Startups do UPTEC.

Para além da equipa da FCUP, “Os Melhores do Portugal Tecnológico” premiaram ainda oito projetos nas áreas de Internet, Software, Sustentabilidade/Responsabilidade social, Fabricante de computadores, Produto do ano, Marca internacional, Marca nacional e Personalidade.

Ver video (minuto 1:28)