Bernardo Pequito

Em 2014, Bernardo Pequito venceu a primeira edição Prémio Cidadania Ativa da U.Porto, na categoria de Empreendedorismo.

Tomou posse há menos de um mês mas a prioridade está bem definida. “Tem de ser envolver. Envolver os estudantes, envolver as organizações de estudantes, os centros de investigação, incubadoras… No fundo todos os agentes que contribuem ou querem contribuir para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor”, destaca Bernardo Pequito, o novo presidente do Clube de Empreendedorismo da U.Porto (CEdUP).

Eleita no passado dia 9 de março, a nova direção do CEdUP promete centrar a sua ação “por um ecossistema empreendedor mais eficiente” no seio da Universidade. De resto, “é precisamente essa eficiência, partilha de experiências e recursos e constante tentativa de juntar esforços e sinergias que procuramos para fortalecer ainda mais o nome da U. Porto no panorama empreendedor nacional e mesmo internacional”, perspetiva Bernado Pequito.

Desde a sua criação, em 2009, o CEdUP tem sido responsável pela organização de eventos como a Semana da Promoção da Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Porto ou as  “CEdUP Talks”, sessões onde os participantes são colocados em contacto direto com oradores e ouvintes”. Remetendo “para breve” a divulgação de iniciativas concretas ,  a nova direção quer começar por «sentir o pulso» da comunidade U. Porto, “no sentido de numa primeira fase avaliar as suas expectativas, planos e percebermos de forma o clube lhes pode ser útil”.

“Iremos também apostar na actualização e fortalecimento da marca do clube, para que toda a comunidade saiba o que esperar do clube e de que forma lhes poderemos ser úteis. No fundo, vamos reposicionar e apostar na comunicação das vantagens fortes que irão advir desse envolvimento de todos”, aponta Bernardo Pequito, deixando um desafio à comunidade: ” Todos serão convidados a participar neste renovado clube, podendo dar o seu contributo e aproveitar as sinergias e benefícios que terão por se aliarem ao CEdUP”.

Spie Up

Atividade do CEdUP inclui a organização da Semana da Promoção da Inovação e Empreendedorismo da U.Porto

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Bernardo Pequito dos Santos destacou-se desde cedo no campo do empreendedorismo universitário. Fundador e primeiro diretor do StartUp BUZZ, ajudou a lançar o 3 Day Startup Porto e foi vice-presidente do Junior Achievement Alumni Portugal (JA Alumni Portugal), cargo que desempenha atualmente na Junior Achivement Alumni a nível europeu (JA-YE Alumni Europe). Em 2014 foi distinguido com o Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto, na categoria de Empreendedorismo.

“Tenho muito a agradecer à U.Porto pela oportunidade que me deu de desenvolver as minhas competências e de apoiar as minhas ideias e iniciativas durante o meu percurso como estudante. Tendo em conta essa gratidão, senti que era o meu dever continuar a contribuir para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor da U. Porto”, remata.

Sobre o CEdUP

O Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto nasceu em 2007, fruto da visão de alguns estudantes da Universidade do Porto (UP), que assumiam como missão “espicaçar toda a Comunidade U.Porto, incentivando o desenvolvimento de um espírito empreendedor nos vários desafios profissionais de cada um”. Desde então, aquele que é o primeiro clube de empreendedorismo universitário do país reuniu mais de 600 membros, entre estudantes, alumni e funcionários (pessoal docente e não docente), junto dos quais tem dinamizado um leque alargado de iniciativas centradas na área do empreendedorismo.