7.436 estudantes do ensino secundário colocaram a U.Porto como primeira opção

A Universidade do Porto foi novamente a universidade portuguesa preferida dos candidatos ao Ensino Superior no ano letivo 2012/2013, tendo preenchido 99% das suas vagas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, de acordo com os dados avançados pelo Ministério da Educação e Ciência. Mesmo sendo a instituição com maior número de vagas disponibilizadas, a U.Porto conseguiu preencher praticamente todos os seus lugares (4103 de 4160) logo na primeira fase do concurso nacional.

Num ano em que se registou uma diminuição acentuada do número de candidatos ao ensino superior em Portugal, a U.Porto surge como exceção à regra. Ao todo foram 7.436 os estudantes do ensino secundário que colocaram a Universidade do Porto como primeira opção, superando os 7266 de 2011. Com a mais alta taxa de preenchimento de vagas do país (99%), a Universidade do Porto é seguida pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (96%) e da Universidade Técnica de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa (ambas com 95%). Dos 51 cursos de licenciatura e mestrado integrado lecionados pela U.Porto, apenas três não preencheram por completo as vagas disponíveis para esta primeira fase do concurso nacional.

A Universidade do Porto regista também as notas mais altas de entrada. Os mestrados integrados de Medicina da Faculdade de Medicina da U.Porto e de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) são os cursos que registam a nota mais alta do país com 183,5 valores. Na quinta posição e no primeiro lugar dos cursos não relacionados com a prática médica surge Arquitetura da Faculdade de Arquitetura com 181 valores de nota de entrada.

Se alargarmos a análise aos 25 cursos com as mais altas notas de entrada, verifica-se que nove – mais de um terço do total – pertencem à Universidade do Porto. Para além dos três já referidos, regista-se a presença dos cursos de Bioengenharia (FEUP/ICAS), Medicina Dentária (FMDUP), Engenharia Industrial e Gestão (FEUP), Medicina Veterinária (ICBAS), Línguas e Relações Internacionais (FLUP) e Bioquímica (FCUP/ICBAS).

Recorde-se que a Universidade do Porto promoveu, de 13 a 21 de setembro, a primeira semana de acolhimento conjunta aos seus novos estudantes. Pela primeira vez, os milhares de estudantes de 1.º ano foram  recebidos com um programa de acolhimento comum a todas as faculdades, com o objetivo de os integrar no ambiente universitário e na dinâmica da maior universidade portuguesa.