O programa conta com a participação de utentes da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar S.João. (Foto: DR)

É a nova aposta da “Engenharia Rádio” (ER) e funciona em parceria com a Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar S. João (CHSJ). “Mais Vozes que Nozes: saúde mental sem fios” é um programa de rádio em formato podcast, emitido todos os meses, e que pretende auxiliar o utente psiquiátrico numa fase de reabilitação, e ao mesmo tempo contribuir para o desaparecimento do estigma da doença mental na sociedade.

Na década de 90 do século passado, a influência de fatores psicológicos e sociais na doença psiquiátrica abriu o pensamento médico ao modelo biopsicossocial e surge o primeiro projeto de rádio conduzido por utentes de um serviço de Psiquiatria, na Argentina. Seguiram-se depois exemplos em Itália, França, Espanha, Suécia, entre outros. Inspirado nestes casos, António Roma Torres, antigo diretor da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do CHSJ, tentou lançar em 2011 este projeto, tendo estabelecido um paralelo na comunicação através da rádio com as alucinações auditivas, acreditando que o domínio deste meio de comunicação poderia alterar a perceção do doente relativamente a esta sintomatologia.

Com o apoio da Engenharia Rádio, o projeto “Mais Nozes que Vozes: Saúde Mental sem Fios” ganha agora uma nova dinâmica.  Para Rui Coelho, atual diretor da CPSM-CHSJ “este projeto tem em vista a capacitação de pessoas com doença mental, a exploração dos seus interesses e potencialidades, bem como a diminuição do estigma relativamente à doença, produzindo conteúdos com qualidade técnica e informativa e estreitando laços de proximidade com a comunidade fora das paredes do Hospital”. Ao realizar o programa mensalmente “o mundo da psicose que é mais familiar [ao doente] é posto de parte, levando-o a ser estimulado a pensar num tema, formar uma opinião, redigir e transmitir, sentindo-se reconhecido e ouvido. E assim, recria-se incorporando a sua obra e descobrindo interesses”, acrescenta o clínico.

A gravação e produção conjunta do programa são feitas através do estúdio da Engenharia Rádio, que fica também responsável por difundir os podcasts nas diversas plataformas digitais ligadas à rádio universitária. “Esta é uma parceria que lança desafios importantes: por um lado, a comunicação como ferramenta de reabilitação dos utentes; por outro, a integração dos utentes no meio universitário, onde a diferença de idades, relativamente aos estudantes, é considerável. A parceria é, por isso, bastante importante para nós, quer pelo conteúdo que acrescenta à ER quer pelo caráter social adjacente“, afirma Filipe Borges Teixeira, Coordenador Geral da Engenharia Rádio.

Com emissões a partir da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), a Engenharia Rádio é a única Rádio Universitária na cidade Porto. De carácter independente e experimental, possui uma emissão online 24/7 e diversos programas de autor em formato poadcast. Nos seus 11 anos de existência, conta com uma programação dinâmica e interactiva. É também uma preocupação a divulgação de notícias relacionadas com o mundo da música e novos lançamentos.

O primeiro episódio já está disponível aqui.