A Engenharia Rádio vai transmitir o evento para toda a cidade, através das frequências 91.5 e 102.1 FM. (Foto: DR)

O Podcast e a digitalização da Rádio são os grandes temas da 3.ª edição do Fórum de Rádio Independente, uma iniciativa da Engenharia Rádio (rádio universitária sediada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), que decorre nos dias 1 e 2 de dezembro, no Pólo Zero, no coração da cidade do Porto.

Do programa do evento destaca-se o debate sobre “A Digitalização da Rádio – o Podcast, as Plataformas e as Tendências”, que vai contar com a participação de vários profissionais do mundo radiofónico. Entre eles incluem-se João Cadete de Matos, presidente da ANACOM, Maria Almeida, presidente do projeto de jornalismo independente “Fumaça”, Pedro Santo e João Moreira, que dão voz às personagens do Aleixo FM, ou Bruno Aleixo e Nuno Pires, autor e produtor da Rádio Universidade de Coimbra (RUC). A moderação ficará a cargo de Filipe Borges Teixeira, Coordenador Geral da Engenharia Rádio.

A iniciativa contempla também uma visita à RUC (na manhã do dia 2) e uma tertúlia com Fernando Alvim, humorista, locutor e apresentador, que estará presente para partilhar a sua experiência do mundo radiofónico. Todo o evento será transmitido em 91.5 e 102.1 FM, através de um emissor na FEUP e do emissor Bernardino Machado da Rádio Manobras.

O Fórum terá ainda uma componente formativa, assente num workshop de Produção e Locução, a cargo de César Nóbrega, animador de rádio e jornalista. O workshop tem como finalidade a produção de um programa, desde a sua estruturação à gravação e edição. O encontro vai facultar ainda um convívio eminente entre todos os participantes onde experiências, opiniões e aprendizagens serão um intercâmbio entre todos.

A Engenharia Rádio convida por isso todos os entusiastas do mundo radiofónico a participarem nesta experiência e, para além disso, incentiva a todos os participantes a debaterem constantemente os paradigmas deste que é um dos mais antigos órgãos de comunicação social, de entretenimento e, para muitos, um grande companheiro.

O Fórum de Rádio Independente nasceu há quatro anos pela mão da Engenharia Rádio, com o intuito de cultivar e incutir a cultura radiofónica a membros de projetos independentes de rádio em Portugal, não fechando nunca as suas portas a meros amadores e/ou ouvintes. Atualmente, é um local de discussão, partilha e promoção a nível nacional da Rádio Universitária, Independente, Experimental e Comunitária, onde são tratados temas relacionados com a temática da rádio e da comunicação em geral.

inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

Sobre a Engenharia Rádio

Criada em 2007, a Engenharia Rádio (ER) é a única rádio universitária na cidade do Porto. De carácter universitário, independente e experimental, emite diariamente a partir dos estúdios localizados na FEUP e conta com 16 programas de autor em grelha, num formato podcast e mais de 60 colaboradores de várias faculdades. Para além dos programas próprios, tem neste momento em grelha programas em parceria com o JPN (FLUP), FCNAUP, Hip Hop Rádio e Centro Hospitalar de São João.