Engenharia do Porto conquista pódio em desafio internacional de Robótica

eu

A participação portuguesa no Eurathlon Grand Challenge envolveu investigadores do INESC TEC, FEUP e ISEP.

Uma equipa de investigadores do INESC TEC e alunos do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) venceu o Eurathlon Grand Challenge, em Piombino, Itália, uma competição internacional de busca e salvamento robótico.

A equipa ISEP-INESC TEC Aerial Robotics Team participou com robôs aéreos e, no desafio final, mediu forças em parceria com uma equipa de robótica submarina da Universidade de Girona, Espanha, e com a empresa alemã Cobham que competiu com robôs terrestres.

A participação portuguesa incluiu também uma equipa de investigadores do centro de Robótica do INESC TEC (com a colaboração do ISEP e da Faculdade de Engenharia da U.Porto) com robôs marinhos integrada na equipa ICARUS, que conquistou o segundo lugar na prova final. De relevar que esta última formação integrou elementos do projeto europeu de busca e salvamento e ainda investigadores de cinco instituições europeias, e na qual os elementos do INESC TEC participaram com os robôs submarino MARES e de superfície ROAZ.

Organizado por um consórcio internacional, o Eurathlon Grand Challenge contou com a participação de 18 equipas, oriundas de 21 países, num total de 150 participantes. Pela primeira vez a nível mundial, esta competição robótica consistiu num cenário de busca e salvamento inspirado no desastre nuclear de Fukushima, Japão, em que estiveram envolvidos, simultaneamente, robôs terrestres, aéreos e submarinos.

A participação portuguesa neste mega desafio internacional – Eurathlon Grand Challenge – demonstrou a primazia da engenharia nacional. Além da conquista do primeiro e segundo lugares, as equipas nacionais conseguiram ainda arrecadar diversos prémios adicionais em competições técnicas ou cenários parcelares.