(foto: D.R.)

O curso comemora 130 anos da sua criação na Academia Politécnica do Porto e 100 anos na Faculdade Técnica, mais tarde denominada FEUP (Foto: DR)

O curso de Engenharia de Minas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai comemorar até final de 2015 130 anos e 100 anos da sua criação, respetivamente na Academia Politécnica do Porto (1885) e na Faculdade Técnica (1915), que mais tarde viria a dar origem à FEUP.

Para assinalar este duplo aniversário, o Departamento de Engenharia de Minas da FEUP (DEM), estrutura responsável pelo atual Curso de Engenharia de Minas e Geo-Ambiente, organiza vários eventos, destacando-se a Sessão Solene Comemorativa, agendada para o dia 21 de julho (10h00), no Auditório da FEUP. Nesta Sessão Solene, aberta a toda a comunidade, vários professores que foram Diretores do DEM, apresentarão histórias e factos do Curso e do Departamento.

A Oficina de Música da FEUP animará o evento com momentos musicais e será projetado um diaporama denominado “Minas – Time Lapse”. Haverá também a participação de representantes da Direção da FEUP e do Reitor da U.Porto e um Porto de Honra para encerramento.

Ainda no âmbito deste duplo aniversário, foi criado um site dedicado ao DEM  onde vão sendo atualizadas as informações relativas a esta comemoração. Entre os eventos que integram o programa destacam-se ainda o 3º Simpósio em Caracterização e Reabilitação do Subsolo (7 de setembro), um Mini Curso de Planeamento e Controlo de desmontes s Céu-Aberto em colaboração com a Escola Técnica Superior de Engenheiros de Minas e Energia de Madrid (outubro), o II Fórum da Indústria Extrativa e da Formação e Investigação em Engenharia de Minas (13 de novembro), a exposição – Documentos de Ensino da Engenharia de Minas do acervo da Biblioteca da FEUP enquadrados por imagens de Santa Bárbara e Lanternas Mineiras (25 de novembro) e, para culminar as celebrações, celebra-se a 4 de dezembro o Dia de Santa Bárbara.

Estas iniciativas dão o pontapé de saída para as comemorações do centenário da Faculdade Técnica, que arrancam oficialmente em conjunto com o próximo ano letivo.

Mais informações aqui.