1.º Prémio 2014: WeTruck

A WeTruck foi galardoada com os 15.000 Euros correspondentes ao Primeiro Prémio do iUP25K

Reduzir drasticamente o consumo de combustível e os níveis de poluição dos motores de refrigeração de camiões-frigoríficos através de um sistema que permite produzir, recuperar e armazenar energia elétrica a bordo do veículo foi a ideia que convenceu o júri a atribuir o primeiro prémio  da edição desta ano do iUP25k, concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto, ao projeto WeTruck – Empower Trucks.

Criada por quatro alumni da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), a solução da WeTruck aproveita a energia solar e a energia cinética do veículo para produzir eletricidade suficiente para alimentar o sistema de refrigeração dos camiões-frigoríficos, reduzindo o número de horas de operação dos atuais motores diesel, que se traduzirá numa redução de 87% nos custos de combustíveis, de 30% no desgaste de travões dos veículos e uma diminuição das emissões de CO2, do ruído e dos custos de manutenção.

As vantagens económicas e ambientais do sistema da WeTruck face às opções atuais do mercado, aliada ao facto de se apresentar como uma solução não-invasiva, sem necessidade de alterações estruturais nos veículos, terão sido decisivas para convencer o júri constituído por representantes da U.Porto, do Banco Santander, da Microsoft Portugal e da Santa Casa da Misericórdia do Porto, parceiros deste concurso da Universidade do Porto.

2.º Prémio 2014: CECO

O projeto CECO – Energy Wave Converter conquistou o segundo prémio.

O segundo prémio do iUP25k foi atribuído a um outro projeto de energias alternativas e amigas do ambiente: a CECO – Energy Wave Converter. A proposta deste grupo de estudantes e investigadores da FEUP assenta sobre um novo sistema de aproveitamento da energia das ondas, já patenteado, que poderá solucionar o problema de falta de rentabilidade na exploração dos sistemas existentes no mercado, já que o seu equipamento apresenta um baixo custo de construção e instalação no oceano.

3.º Prémio 2014: 5sense

A 5sense arrecadou o terceiro prémio, o Prémio do Público e o Prémio Best TIC, atribuído pela Microsoft Portugal.

Já o terceiro prémio distinguiu um projeto capaz de solucionar o excesso de comandos de portões de garagens e parques de estacionamento que a grande maioria dos condutores tem atualmente de transportar. A 5sense, startup incubada no UPTEC, desenvolveu um sistema que transforma qualquer smartphone num único comando, capaz de substituir todos os comandos tradicionais.

Uma solução simples e eficaz que também seduziu o público presente no auditório da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP), onde decorreu a final do iUP25k, que elegeu o projeto da 5sense como o vencedor do Prémio do Público. A equipa teve ainda de subir uma terceira vez ao palco para receber o Prémio Best TIC, atribuído pela Microsoft Portugal ao melhor projeto na área das tecnologias da informação, que teve ainda uma menção honrosa para o projeto “Jogos Sociais, verdadeiramente sociais”.

Prémio Best Social Business: TipiFire

A TipiFire foi reconhecida com o Prémio Best Social Business, atribuído pela Santa Casa da Misericórdia do Porto.

A Santa Casa da Misericórdia do Porto também atribuiu o seu próprio Prémio Best Social Business, uma distinção que coube à TipiFire, uma tenda de proteção contra fogo para bombeiros baseada em novos materiais, capazes de aumentar exponencialmente a sobrevivência dos bombeiros quando cercados pelo fogo.

Lançando pela primeira vez em 2009, o iUP25k é um concurso de ideias de negócio organizado pela UPIN – Universidade do Porto Inovação e pelo Clube de Empreendedorismo (CEdUP), que pretende promover o empreendedorismo entre os estudantes da Universidade do Porto, premiando aqueles que procuram valorizar economicamente o conhecimento.