Os participantes vão poder conhecer a experiência de três empresas com forte presença nos mercados nacional e internacional.

Critical Health, S.A., Inovretail e Strong são as três empresas nacionais que compõem o track “industrial” da primeira “VISion Understanding and Machine intelligence (Visum) Summer School”, um evento organizado pelo INESC TEC em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e que termina na próxima sexta-feira, dia 12 de julho.

O último dia desta Summer School será então dedicado à indústria e dará aos participantes a oportunidade de conhecer os case studies e a experiência de três empresas com forte presença nos mercados nacional e internacional. A Critical Health, S.A. estará  representada na FEUP por Carlos Manta Oliveira, responsável pelo processamento de imagem na empresa. Da Inovretail vem Marco Soares, co-CEO, enquanto a Strong se faz representar por Marcelino Silva.

A participação da Critical Health, S.A. na VISUM visa “fortalecer os laços com a comunidade académica” e discutir com especialistas os desafios concretos encontrados na área do processamento de imagem médica no caso da Retina. Já a Inovretail pretende partilhar a importância e aplicabilidade no mercado do retalho do processamento de imagem e vídeo, mais especificamente nas soluções que a Inovretail desenvolve. Por fim, a STRONG SEGURANÇA, S.A perspetiva a participação na Visium como uma “excelente oportunidade para demonstrar o seu conhecimento e qualidade tecnológica atuais”.

O track “industrial” da Visum Summer School fecha com a participação de Miguel Coimbra (Instituto de Telecomunicações e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), que apresenta projetos científicos com ligação à área médica. Nesta fase final do track “industrial” será dada como exemplo a área da gastroenterologia, destacando-se a forma como a investigação tradicional de visão computacional tem que ser adaptada para este campo tão específico de imagem.

Dirigida a estudantes de doutoramento e investigadores (universidade e indústria) nas áreas de visão computacional e inteligência artificial, a Visum Summer School pretende contribuir para colmatar a lacuna que existe atualmente entre os conceitos fundamentais de visão computacional e a sua aplicação em cenários reais. Para além do track “industrial”, esta Summer School inclui tracks fundamentais e de aplicação, complementados por sessões ‘hands-on’.

A Visum Summer School teve início a 5 de julho na Faculdade de Engenharia, entidade que também apoia este evento.