Empresa do UPTEC torna portabilidade de dados na Saúde mais segura

O projeto da HealthySystems recebeu um investimento de 191 mil euros do COMPETE 2020. (Foto:DR)

HealthySystems, empresa instalada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou uma tecnologia que vai tornar a comunicação e portabilidade de dados na saúde mais segura. Desenvolvido para ser implementado em instituições de saúde, o integrador HS.HELIOS pretende garantir um melhor alinhamento com o regime geral de proteção de dados (RGPD).

A solução criada pela spin-off da U.Porto vai ser validada em duas instituições prestadoras de cuidados de saúde: o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E.P.E. e o Centro Hospitalar Tondela- Viseu, E.P.E. já em março de 2019.

“Ao integrar esta solução tecnológica em contexto real de utilização é possível obter feedback dos utilizadores finais (Técnicos dos Sistemas de Informação, Diretores de Serviços e Departamentos e Administradores Hospitalares) e moldá-la de acordo com as suas necessidades.”, afirma Isabel Alexandra Cruz, Diretora de Projetos da HealthySystems.

Com a integração da solução tecnológica da HealthySystems, as instituições de saúde têm a possibilidade de colmatar as dificuldades resultantes da falta de interoperabilidade entre os sistemas existentes e da dependência de fornecedores externos. Por outro lado, o integrador HS.HELIOS facilita o cumprimento das obrigações legais decorrentes do novo RGDP, nomeadamente ao nível da rastreabilidade da informação dentro da instituição e no seu relacionamento com instituições externas.

O projeto conta com o forte envolvimento do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), o que vai permitir às instituições de saúde aferirem o retorno de investimento e os benefícios da adoção do Integrador HS.HELIOS. Esta leitura terá por base uma análise do impacto da implementação da solução, tanto na redução dos tempos associados à prestação de cuidados de saúde, como na redução de erros na transmissão de mensagens entre sistemas de informação clínicos.

Promovido pela HealthySystems, o projeto demonstrador HS.HELIOS conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial, na vertente em copromoção, envolvendo um investimento elegível de 191 mil euros, a que corresponde um incentivo FEDER de 138 mil euros.