Investigadores vão adquirir experiência de gestão empresarial em empresas da região ibero-americana.

Carlos André Silva, da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), e Hernâni Corga Oliveira, do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.Media) são os dois investigadores da Universidade do Porto escolhidos para participar na edição deste ano do programa “Novos Empreendedores: Aprendendo a Empreender”, promovido pela RedEmprendia.

Nesta segunda edição, a iniciativa proporciona a quase quarenta jovens empreendedores do Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Portugal a participação em estágios em pequenas e médias empresas da região ibero-americana, para adquirir experiência de gestão empresarial.

Carlos André Silva é um dos promotores do “SoundPace”, ideia de negócio para desenvolver um pacemaker ou cardiodesfibrilador que possa ser recarregado graças à transformação de ondas sonoras em energia elétrica sem qualquer intervenção cirúrgica. O “SoundPace” obteve o 3º lugar na passada edição do IUP25k, o concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto.

Já Hernâni Barros é um dos responsáveis pelo “Comunicar em Saúde“, um projeto que visa criar uma ferramenta de comunicação entre médicos e doentes, combinando-o com um serviço de capacitação para melhorar as aptidões de comunicação do pessoal médico.

Após a divulgação destes resultados, o processo passa agora pelo aconselhamento, por parte da RedEmprendia, sobre que empresa escolher para colocar em prática estes projetos, atendendo a necessidades e características específicas dos mesmos.  Para além da assessoria, a RedEmprendia atribui ainda uma ajuda económica de modo a cobrir os custos do estágio (que deverá ter uma duração de 2 ou 3 meses) e deslocações ao país de destino.

“Novos Empreendedores: Aprendendo a Empreender” é uma iniciativa da RedEmprendia, com o patrocínio do Banco Santander através da sua Divisão Global Santander Universidades e dirigida às 20 universidades que fazem parte desta rede universitária.

Sobre a RedEmprendia

A RedEmprendia é uma rede universitária ibero-americana que visa promover a transferência de conhecimento, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo responsáveis. É composta por 20 universidades ibero-americanas de 7 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Portugal), a Universia – a maior rede de universidades de língua espanhola e portuguesa- e o Banco Santander, que através da sua Divisão Global Santander Universidades apoia as atividades da RedEmprendia.