Entre 2009 e 2011, Emídio Gomes foi Pró-Reitor da U.Porto para as áreas da Inovação e Relações Empresariais.

O professor catedrático do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e antigo pró-Reitor da Universidade do Porto, Emídio Gomes, tomou posse esta sexta-feira como presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Aos 53 anos, o atual diretor da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica vê reconhecido o trabalho que vem desenvolvendo  nalgumas das mais importantes instituições da região. Uma experiência que, nos próximos cinco anos, poderá potenciar à frente do organismo responsável pela dinamização e a implementação de política orientadas para o desenvolvimento integrado e sustentável do Norte de Portugal.

Natural do Porto, Emídio Gomes é licenciado em Engenharia Agronómica e mestre e doutorado em Ciências Biomédicas, área que desenvolve, desde 2000, como docente do ICBAS na área da Produção Aquática. Entre 2009 e 2011, assumiu também funções como Pró-Reitor da U.Porto para as áreas da Inovação e Relações Empresariais.

No currículo do novo líder da CCDR-N, que sucede no cargo a Duarte Vieira, falecido no início do ano, contam-se ainda passagens por cargos de relevo no quadro de vários organismos académicos, administrativos e económicos região. Foi administrador-executivo da Junta Metropolitana do Porto (2005-2009), presidente da administração da Agência de Inovação (2002-2005), Membro do Conselho Consultivo da COTEC (2003-2005) e vice-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2002).  Atualmente, preside também à Portus Park, Rede de parques de Ciência e Tecnologia & Incubadoras.

A tomada de posse de Emídio Gomes teve lugar na sede da CCDR-N, em cerimónia presidida pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.