(foto: ambienteonline.pt)

Poças Martins foi eleito com 67% dos votos (foto: ambienteonline.pt)

 Foi escolhido esta sexta-feira, 22 de abril, o novo Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros da Região Norte. Candidato pela Lista RA, Joaquim Poças Martins, docente do departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi eleito com 67% dos votos.

Poças Martins é licenciado, Doutorado e Agregado em Engenharia Civil pela FEUP. Tem o grau de Master of Science em Public Health Engineering e PhD pela Universidade de Newcastle upon Tyne, Inglaterra. É Professor Associado com Agregação de Engenharia Civil e de Engenharia do Ambiente na FEUP.

Além da carreira académica na FEUP, Poças Martins desempenhou funções de gestão, no setor das águas, a nível nacional: é Engenheiro Conselheiro desde 2005, Presidente do Conselho Disciplinar da Região Norte, membro do Conselho Jurisdicional nacional e Secretário-Geral do Conselho Nacional da Água. Ainda dentro desta temática, assume funções de consultor do Banco Mundial, CEE e NATO em países da Europa de Leste, África e América Latina, no âmbito da redução, perdas e gestão de empresas de água.

Foi Secretário de Estado do Ambiente e do Consumidor, Presidente do Conselho de Administração das empresas Águas de Portugal, Águas do Douro e Paiva, EPAL, Águas de Gaia, GAIURB e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gaia. É ainda autor de quatro livros e de cerca de uma centena de publicações científicas e técnicas.

Na sua candidatura surgem objetivos como a criação de de um evento anual de engenharia de alto nível na região a partir de 2017, a presença sistemática nos órgãos de comunicação e nas redes sociais, promover e influenciar de forma eficaz todas as decisões estratégicas que afetem os engenheiros, relançar o clube do engenheiro na região norte em 2016 como projeto nacional, entre outros.

A OERN – Ordem dos Engenheiros Região Norte é uma das cinco regiões da Ordem dos Engenheiros (OE) – associação pública profissional fundada com a missão de regular e disciplinar o exercício da profissão de Engenheiro. A OERN possui domínio territorial de jurisdição dos distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo, Vila Real e Porto onde se situa a sua sede.

A nível nacional, foi eleito Bastonário da Ordem dos Engenheiros Carlos Mineiro Aires. A Ordem dos Engenheiros conta com cerca de 44 mil membros (dos quais 2 mil são estagiários), que se distribuem por 12 colégios de especialidade. Cabe à OE, entre outras funções, atribuir o título de Engenheiro e regular o exercício da profissão; defender os interesses, direitos e prerrogativas dos Engenheiros, protegendo o respetivo título e a profissão; defender a função social, dignidade e prestígio da profissão, valorizar a respetiva qualificação profissional e fomentar o desenvolvimento do ensino da Engenharia.