Composição do Conselho Geral para o próximo mandato de quatro anos será definido no dia 1 de junho de 2017.

No dia 1 de junho de 2017, a comunidade académica da U.Porto será chamada a eleger os 12 representantes dos docentes e investigadores e o representante dos não docentes e não investigadores que irão fazer parte do Conselho Geral da Universidade do Porto durante o próximo mandato de quatro anos.

Os cadernos eleitorais definitivos para ambos os escrutínios estão já disponíveis para consulta, após autenticação, no SIGARRA da U.Porto. As listas candidatas devem ser formalmente apresentadas até 28 de abril, seguindo as normas estabelecidas pelo Regulamento Para a Eleição e Cooptação dos Membros do Conselho Geral da U.Porto e o modelo de apresentação de candidaturas estabelecido pelas respetivas Comissões Eleitorais.

Estes e outros documentos pertinentes para o processo eleitoral estão disponíveis para consulta na página criada para o efeito no SIGARRA da U.Porto. Nesta página será também colocada toda a informação relevante para conhecimento do processo eleitoral, bem como os resultados que forem sendo obtidos.

Recorde-se que o Conselho Geral é o órgão de governo da U.Porto responsável por, entre outras competências, eleger o Reitor da Universidade e, sob proposta deste, aprovar as linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

O Conselho Geral da Universidade do Porto é constituído por 23 membros assim distribuídos: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro representantes dos estudantes e um representante dos não docentes e não investigadores, aos quais se juntam seis personalidades externas à Universidade, cooptadas pelos membros eleitos.