Repensar as bases do ensino universitário e  preparar os estudantes para o mundo profissional são os principais objetivos do evento.

Estudantes, professores, empresas e instituições de ensino vão reunir-se no University 2.0 – Rethinking Education” para discutir e partilhar conhecimentos sobre temas relacionados com a educação no ensino superior. O encontro vai ter lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), nos próximos dias 29 e 30 de abril e 2 de maio.

Repensar as bases do ensino universitário e desenvolver métodos mais eficientes e capazes de preparar os estudantes para um mundo de trabalho em constante mudança são os principais objetivos do evento organizado pelo Board of European Students of Technology (BEST Porto), associação sediada na FEUP e da qual fazem parte estudantes de Engenharia, Ciência e Tecnologia de toda a Europa.

Como inovar nos métodos de ensino, como encarar a carreira profissional como um negócio, quais as competências que Steve Jobs e Hugo Chávez têm em comum e as melhores metodologias para desenvolver as “soft-skills” dos estudantes – vão ser alguns dos temas abordados durante o “University 2.0 – Rethinking Education”. O debate será promovido através de dinâmicas de grupo e workshops, apresentados por professores, estudantes, alumni FEUP e representantes de empresas e entidades como a getSkilled, Spark Agency, EFACEC, Alstom Portugal, Bosch, Deloitte, IBM, Ordem dos Engenheiros, Cidade das Profissões e Multidados.

“Com este projeto, pretendemos discutir todos os passos que um jovem universitário deve dar para chegar ao primeiro emprego, a começar pela discussão de temas como os métodos de ensino e a sua atualização face à dinâmica dos tempos que correm, passando pelas capacidades que devem ser desenvolvidas até chegar ao primeiro emprego, onde dicas sobre o perfil ideal de um candidato irão surgir”, destaca o BEST Porto.

A participação no encontro é aberta a toda  comunidade, e em especial a todos os estudantes da Universidade do Porto, mediante inscrição (gratuita) prévia nas aulas experimentais e nos workshops.

Sobre o BEST

O BEST – Board of European Students of Technology é uma associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que reúne estudantes de Engenharia, Ciência e Tecnologia de toda a Europa. É constituído por 94 grupos locais espalhados por 32 países europeus e tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes um desenvolvimento pessoal, cultural e académico. O BEST Porto, sedeado na FEUP, é um dos 94 grupos locais e representa a FEUP e a FCUP.