A publicação TC ‘Correia/Ragazzi Arquitectura 2006-2018’ apresenta um total de 13 projetos e obras, desde as conceções iniciais do projeto até à mais recente produção que se encontra ainda em fase de projeto (Imagem: DR).

‘Correia/Ragazzi Arquitectura 2006-2018’ editada pela editora e revista TC Cuadernos vai ser lançada esta semana na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), com apresentação do arquiteto Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prémio Pritzker. A sessão está marcada para o dia 10 de abril, às 18h30, no Auditório Fernando Távora.

A publicação reúne uma seleção de obras que o escritório de Graça Correia, docente convidada na FAUP, e Roberto Ragazzi, têm vindo a desenvolver desde 2005, e pelas quais têm recebido distinções a nível nacional e internacional.

Natural do Porto, onde nasceu a 24 de junho de 1965, Graça Correia é licenciada em Arquitetura pela FAUP (1989), tendo colaborado com Eduardo Souto de Moura desde essa data até 1995. É Professora Associada e Diretora do curso de Doutoramento na FCATI, ULP, Professora Auxiliar Convidada na FAUP, tendo lecionado, efectuado revisões críticas bem como conferências em diversas universidades.  Desde 2000 realiza alguns projetos em sociedade com o Souto de Moura, designadamente o Projecto da Escola Superior de Hotelaria em Portalegre e o Estudo para os Edifícios Históricos da Fábrica Robinson.  Doutorada pela Universidade Politécnica da Catalunha – UPC, via a sua tese selecionada como finalista do VI Concurso Bienal de Tesis de Arquitectura ARQUIA atribuído bienalmente pela Fundación Caja de Arquitectos à melhor tese defendida em território espanhol.  Publica regularmente artigos em revistas da especialidade e tem participado em vários seminários e conferências em Portugal e no estrangeiro.

Roberto Ragazzi nasce em Poggio Rusco, Itália em 30 de Junho de 1969. Licencia-se em Arquitectura no IUAV, Veneza, em 1997, tendo defendido a tese Città di Treviso. Un progetto per le aree: ex-scalo Motta, stadio ed ex-Foro Boario – prof. Filippo Messina (110/110).  De 1998 a 1999 trabalha no atelier de maquetismo profissional de Alvaro Negrello, no Porto, e de 2000 a 2005 trabalha como colaborador/coordenador de projecto no escritório do arquitecto Virgínio Moutinho.

Em 2005, criam a CORREIA/RAGAZZI ARQUITECTOS, onde desenvolvem projectos de natureza individual ou em parceria tendo recebido vários prémios. As suas obras têm sido premiadas, exibidas e publicadas em Portugal e um pouco por todo o mundo e os seus fundadores têm proferido conferências em inúmeras universidades a nível nacional e internacional, tendo integrado as comemorações dos oitenta anos da revista Casabella: Viaggio in Portogallo – 3 Lezioni di Architettura no Politécnico di Milano e na Università IUAV di Venezia.

O escritório foi reconhecido em Nova Iorque com a distinção “Europe 40 under 40” integrando uma selecção, de entre centenas de projectos, dos quarenta talentos promissores e emergentes com mérito a nível da inovação e ênfase na exploração de novas técnicas, métodos e ideias. Foi igualmente reconhecido com a selecção newitalianblood para os 40 arquitectos promissores com menos de 40. De entre as várias premiações destaca-se ter sido finalista do Prémio Secil, ter recebido, em São Francisco, a Medalha de Prata nos SPARKAWARD, com os Azulejos CZECH, o International Architecture Award, o prémio BEST ARCHITECTS 16 e ter sido duplamente vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em 2017.

*A crítica internacional levada a cabo pela revista italiana Casabella, convidou o escritório CORREIA/RAGAZZI ARQUITECTOS para as conferências de comemoração dos seus 80 anos, identificando o escritório como “i più promettenti esponenti della cultura architettonica portoghese, assurta a un ruolo di eccellenza nel panorama internazionale.” Cosa ho imparato dall’architettura, título do programa de comemorações, contou com a presença de Álvaro Siza, Tadao Ando e Eduardo Souto de Moura entre outros.

Mais informações em www.fa.up.pt, www.correiaragazzi.com e www.tccuadernos.com.