O edifício histórico da Reitoria representa três séculos de património e ensino da Universidade do Porto.

No próximo dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2013, o edifício histórico da Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira) vai abrir as suas portas aos visitantes que pretendam conhecer o espaço que espelha três séculos de património e ensino de uma das mais importantes universidades do país.

Nesta visita à “casa mãe” da U.Porto, os visitantes vão poder conhecer espaços nobres de acesso reservado da Reitoria, caso do Salão Nobre, onde estão expostas pinturas de personalidades que marcaram a história da universidade, realizadas por mestres como Francisco José Resende e João Baptista Ribeiro. Esta primeira parte da visita termina na Sala do Conselho, decorada com retratos dos reitores que passaram pela U.Porto, da autoria de Júlio Resende, entre outros artistas.

Na segunda parte da iniciativa (ver cartaz), o protagonismo vai para a Biblioteca do Fundo Antigo, que se divide por 4 pisos e contém um fundo antigo bibliográfico e iconográfico de acesso reservado, com obras que ilustram a ciência realizada durante o século XVI até ao século XX.

Uma passagem pela sede da Universidade do Porto, situada em pleno centro histórico da cidade, também pode ser aproveitada para “respirar”a história de um monumento / edifício indissociável da história da Universidade e das instituições que a antecederam, nomeadamente a Aula de Náutica, a primeira instituição de ensino público da cidade e uma das primeiras existentes em Portugal, fundada em 1762.

A visita realiza-se no dia 18 de abril e os interessados podem escolher entre dois horários disponíveis, das 10h00 às 11h30 ou das 15h00 às 16h30. As inscrições – gratuitas – devem ser realizadas através do e-mail [email protected], com os seguintes dados: nome, contacto telefónico e horário em que se inscreve. [atualização: as vagas para as visitas guiadas já se encontram preenchidas]

O edifício da Reitoria é assim um dos vários monumentos da cidade do Porto eleitos pela Direção-Geral do Património Cultural para se associarem ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2013. A edição deste ano tem como tema o Património da Educação e conta com a participação de outras instituições emblemáticas da cidade como a Fundação de Serralves, o Museu Nacional Soares dos Reis ou a Casa do Infante. O programa completo pode ser consultado aqui.

Uma visita a Belas Artes

Para além do edifício da Reitoria, também a Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP) abre as suas portas no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Será uma boa oportunidade para visitar – gratuitamente – a “casa” da FBAUP no Palacete Braguinha, classificada como Monumento de Interesse Público no passado dia 5 de abril.