A plataforma Songvice conecta os melhores instrutores de música com músicos aspirantes.

A SongVice e a TOP Research, empresas incubadas no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), foram selecionadas para integrar o Rockstart Accelerator, um programa internacional que combina investimento, espaço de coworking, conhecimento especializado, e acesso a uma rede internacional de mentores, parceiros e investidores.

Durante seis meses, as startups frequentam workshops em Lean Startup, Growth Hacking, Investimento, Vendas, PR & Marketing, Desenvolvimento Pessoal e da Equipa, Finanças entre outros. A meio do programa e, depois de terem construído um produto sólido e uma boa base de clientes, as startups da Rockstart Accelerator apresentam os seus negócios a investidores, parceiros, empreendedores e jornalistas da indústria no Demo Day. Por fim, num programa com duração de um mês em Silicon Valley, as startups expandem a sua rede internacional e têm a oportunidade de aprender com os melhores empreendedores da região líder em tecnologia.

A SongVice permite que instrutores de música criem a sua própria escola de música online, através de um sistema educativo onde os estudantes recebem feedback regular do seu trabalho, bem como um sistema de chat dedicado com reuniões semanais com os instrutores. Por outro lado, o Songvice faz com que os instrutores nunca mais precisem de adivinhar o que os seus estudantes querem aprender porque, através de um sistema de votação online, os alunos podem votar no conteúdo disponível nas sessões seguintes. No futuro, a plataforma estará disponível para escolas de música que queiram expandir a sua base de alunos além-fronteiras.

Já a TOP Research desenvolveu a TOP Files, uma aplicação que permite abrir, copiar, partilhar e imprimir qualquer documento, ou até mesmo arquivos de páginas, tomar notas e arquivar as fontes e referências bibliográficas, em dispositivos móveis sincronizados com o computador e cloud computing. Em menos de dois meses, a TOP Files ultrapassou o meio milhão de downloads e atingiu os tops internacionais da App Store em 40 países.

A TOP Research já foi distinguida ao vencer o 14º Prémio Jovem Empreendedor.

“Estamos muito contentes por contar com a Songvice e a TOP Research no nosso próximo programa. Desde as primeiras conversas, nós ficamos muito impressionados com a motivação das duas equipas, o conhecimento profundo que têm dos mercados em que operam e a determinação em resolver um problema que eles próprios já experienciaram. Estas características empreendedoras combinadas com uma visão ambiciosa e sólidas skills técnicas fazem destas empresas candidatas ideais para o nosso programa estando nós muito contentes por contar com elas em 2014”, refere o co-fundador e director do programa, Rune Theill.

Para Rune Theill, o panorâmico tecnológico nacional tem dado passos largos no caminho da afirmação mundial. “Durante os últimos anos, Portugal tem emergido como um importante centro tecnológico na Europa. A aquisição de empresas como a Mobicomp ou Enabler e a instalação de centros de desenvolvimento da Rocket Internet e Betfair são excelentes indicadores do talento disponível no país. Uma grande parte desse talento está agora a construir promissoras startups com ambições globais”