Lia Duarte, Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2015Lia Duarte, estudante do Doutoramento em Engenharia Geográfica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  (FCUP), é a vencedora do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2015, um galardão atribuído pela Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE) com o objetivo de distinguir e promover trabalhos realizados por membros da OE (nascidos após 1980) nos diversos ramos da Engenharia, que se distingam pelo seu caráter inovador e aplicabilidade prática.

O trabalho premiado intitula-se “Sistemas de Informação Geográfica como ferramenta de apoio às Bases de Dados de Morbilidade Hospitalar” e consiste numa aplicação em software SIG (Sistema de Informação Geográfica) livre (open source) que assenta na automatização da simbologia e criação de layouts com informação da Base de Dados de Morbilidade Hospitalar (BDMH), assim como ferramentas para outras análises.

“A aplicação é uma mais valia para os profissionais da área da saúde que tenham que lidar com dados geoespaciais, com aplicabilidade futura no acesso, manipulação e análise dos dados de internamentos hospitalares. A conexão a uma base de dados livre reforça a aplicabilidade prática, rápida, segura e eficiente da representação dos dados”, explica Lia Duarte.

As BDMH são compostas por dados clínico-administrativos relativos a registos de episódios (de internamento e ambulatório) que podem ser utilizados para a produção de indicadores de qualidade, para o estudo de atividades hospitalares ou em estudos do mesmo âmbito.

Lia Duarte, de 28 anos, fez todo o seu percurso académico na FCUP, tendo completado a Licenciatura em Ciências de Engenharia-Perfil Engenharia Geográfica e o Mestrado em Engenharia Geográfica. Para além do doutoramento, é atualmente professora Assistente Convidada do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP.

O trabalho foi realizado sob orientação de Ana Cláudia Teodoro, docente do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP/ICT) e Alberto Freitas, docente da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP/CINTESIS).