Doutoranda da FCUP vence Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2015

Lia Duarte, Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2015Lia Duarte, estudante do Doutoramento em Engenharia Geográfica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  (FCUP), é a vencedora do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2015, um galardão atribuído pela Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE) com o objetivo de distinguir e promover trabalhos realizados por membros da OE (nascidos após 1980) nos diversos ramos da Engenharia, que se distingam pelo seu caráter inovador e aplicabilidade prática.

O trabalho premiado intitula-se “Sistemas de Informação Geográfica como ferramenta de apoio às Bases de Dados de Morbilidade Hospitalar” e consiste numa aplicação em software SIG (Sistema de Informação Geográfica) livre (open source) que assenta na automatização da simbologia e criação de layouts com informação da Base de Dados de Morbilidade Hospitalar (BDMH), assim como ferramentas para outras análises.

“A aplicação é uma mais valia para os profissionais da área da saúde que tenham que lidar com dados geoespaciais, com aplicabilidade futura no acesso, manipulação e análise dos dados de internamentos hospitalares. A conexão a uma base de dados livre reforça a aplicabilidade prática, rápida, segura e eficiente da representação dos dados”, explica Lia Duarte.

As BDMH são compostas por dados clínico-administrativos relativos a registos de episódios (de internamento e ambulatório) que podem ser utilizados para a produção de indicadores de qualidade, para o estudo de atividades hospitalares ou em estudos do mesmo âmbito.

Lia Duarte, de 28 anos, fez todo o seu percurso académico na FCUP, tendo completado a Licenciatura em Ciências de Engenharia-Perfil Engenharia Geográfica e o Mestrado em Engenharia Geográfica. Para além do doutoramento, é atualmente professora Assistente Convidada do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP.

O trabalho foi realizado sob orientação de Ana Cláudia Teodoro, docente do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP/ICT) e Alberto Freitas, docente da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP/CINTESIS).