Além de Bastonário dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva é Presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP).

A Universidade do Porto, por proposta da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP), vai atribuir na próxima quarta-feira, dia 15 de janeiro o título de Doutor Honoris Causa a Orlando Monteiro da Silva, Bastonário dos Médicos Dentistas e o primeiro português a presidir à Federação Dentária Internacional.

Nascido em 1963, no Porto, Orlando Monteiro da Silva licenciou-se em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto em 1987. Desde cedo que esteve ligado a movimentos políticos estudantis, cívicos e associativos, onde ganhou o gosto e empenho de querer contribuir com ideias e projetos para a sociedade.

Em 2001 é eleito Bastonário dos Médicos Dentistas, cargo que mantém até hoje e onde se tem destacado pela promoção da afirmação internacional dos médicos dentistas e da medicina dentária portuguesa. Foi membro do Council da Federação Dentária Internacional (FDI) entre 2004 e 2007, num mandato em que promoveu, também, a adesão à FDI de Timor-Leste, Angola e Guiné-Bissau, acopladas com a criação da Associação Dentária Lusófona.

Dois anos mais tarde, em 2009, tornou-se no primeiro português a presidir à Federação Dentária Internacional, tendo sido eleito para um mandato de dois anos, que terminou a 31 de agosto de 2013. Atualmente, além de Bastonário dos Médicos Dentistas, é Presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) e membro do Conselho Economico e Social Português.

A cerimónia de atribuição do doutoramento vai ter lugar no Auditório Prof. Alberto Amaral da FMDUP, às 10 horas, de e será Presidida pelo reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos. Afonso Pinhão Ferreira, diretor da Faculdade de Medicina Dentária, será o Padrinho do Doutorando, cabendo a António Campos Felino (professor da FMDUP) o papel de Elogiador.