Doutorado da FCUP recebe bolsa de investigação da Royal Society

aires_doutorado

Aires Francisco Ferreira foi licenciado e doutorado na FCUP.

Aires Francisco Ferreira, licenciado e doutorado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), encontra-se entre os contemplados de 2014 com uma prestigiosa “University Research Fellowship” da Royal Society de Londres.

O anúncio da distinção salienta o objetivo destas bolsas: “The University Research Fellowship scheme aims to provide outstanding scientists, who have the potential to become leaders in their chosen fields, with the opportunity to build an independent research career”.

Aires Ferreira doutorou-se em 2009, com orientação de Ariel Guerreiro e João Lopes dos Santos, docentes da FCUP, com uma tese intitulada “The Quantum Classical Boundary: from Opto-Mechanics to Solid State”. Passou o primeiro ano do seu doutoramento na Universidade de Viena, no grupo de Anton Zeillinger. Após o doutoramento, foi pós-doc na Universidade do Minho onde iniciou uma colaboração com Nuno Peres em propriedades óticas e de transporte em grafeno. Nos últimos anos esteve na National University of Singapore, no Graphene Research Center.

O projeto apoiado pela Royal Society será desenvolvido na Universidade de York (Reino Unido) e terá como tema de investigação a spintrónica em grafeno com átomos absorvidos.