O novo diretor da FFUP tomou posse no passado dia 21 de março, na Reitoria da U.Porto (Foto: FFUP)

Domingos de Carvalho FerreiraProfessor Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), tomou posse no passado dia 21 de março como Diretor da FFUP para o quadriénio 2019-2023.

Natural de Braga, onde nasceu a 19 de fevereiro de 1960, o eleito pelo Conselho de Representantes da FFUP para suceder a José Manuel Sousa Lobo é licenciado em Ciências Farmacêuticas (1984) e doutorado em Tecnologia Farmacêutica (1992) pela Faculdade de Farmácia da U.Porto. Em 2012, torna-se Professor Catedrático da FFUP, faculdade onde dirige, desde 2015, o Departamento de Ciências do Medicamento e Curso de Mestrado em Tecnologia Farmacêutica.

Em paralelo com a carreira docente, Domingos de Carvalho Ferreira é vice-presidente da Comissão de Avaliação de Medicamentos do Infarmed, organismo em que desempenhou diversos cargos ao longo da carreira. Membro do Quality Working Party da European Medicines Agency (EMA) desde 2000, integrou a Comissão da Farmacopeia Europeia / Direção Europeia da Qualidade dos Medicamentos e Cuidados de Saúde (EDQM) entre 1997 e 2012.

Enquanto investigador, os seus interesses focam-se sobretudo no desenvolvimento, fabrico e controlo de medicamentos. Tem ainda uma vasta obra publicada nos domínios dos métodos de micro e nanoencapsulação de produtos de biotecnologia; do desenvolvimento de novos sistemas de libertação de fármacos usando nanopartículas; e do desenvolvimento de modelos modelos de cultura celular para estudos de absorção de fármacos.

Enquanto diretor da FFUP, Domingos Ferreira apresenta-se com um programa de ação que “reflete, antes de mais, a perceção pessoal sobre alguns dos caminhos que poderão e deverão ser seguidos pela Faculdade de Farmácia, de forma a manter e preferivelmente a aumentar a sua competitividade no contexto universitário”.

Entre as prioridades para os próximos quatro anos incluem-se, entre outras, a “revisão do plano curricular do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas”; a criação de um gabinete de Formação Continua; o reforço da ligação com os centros de investigação que acolhem os docentes e investigadores da FFUP, “de forma a potenciar o grau de sinergias existentes”; ou a criação da Associação dos Antigos Estudantes da FFUP

A tomada de posse de Domingos de Carvalho Ferreira teve lugar na Sala do Fundo Antigo da Reitoria da U.Porto.