Ilovaysk. Cavaleiros do Céu

O documentário conta a história dos sobreviventes, mas também das pessoas que perderam a vida durante o guerra na Ucrânia. (Foto: DR)

O Auditório Ruy Luís Gomes, no Edifício da Reitoria da Universidade do Porto, acolhe no próximo dia 18 de maio, quarta-feira, pelas 21h00, a estreia nacional de Ilovaysk. Cavaleiros do Céu”, um documentário sobre o conflito armado que se vive, desde 2014, na região de Donbass, naUcrânia, e que foca sobretudo a situação vivida na cidade de Ilovaysk.

Ilovaysk é uma cidade situada a 25 kilometros de Donetsk e que foi palco de uma das lutas mais dramáticas que aconteceram em pleno coração da Europa. Este filme conta várias histórias, tanto daqueles que sobreviveram, como dos que deram a vida neste conflito. Será uma oportunidade única de olhar para a guerra na Ucrânia através dos olhos de testemunhas.

O realizador e produtor (Ekaterina Strelchenko e Dmitriy Pankov, do “Studio 12 nd Frame” – Ucrânia) estarão presentes para uma conversa após a exibição do filme. O trailer deste documentário, que será legendado em português, pode ser visto aqui.

DEpois da exibição na U.Porto, o filme seguirá depois para outras cidades portuguesas e espanholas, nomeadamente Valência, Alicante, Murcia, Málaga, Madrid e Barcelona. A tournée está a ser organizada por Associações ucranianas de Espanha e Portugal e conta com o apoio da Embaixada da Ucrânia em Portugal.

A entrada é livre.