O Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) já abriu as candidaturas para bolsas de doutoramento de grau dual relativas ao ano letivo 2016 / 2017. Os prazos para a submissão das candidaturas são 15 de dezembro de 2016, 1 de janeiro e 15 de janeiro de 2017, consoante as áreas de investigação consideradas.

Os doutoramentos do Programa garantem a atribuição de dois diplomas, o da universidade portuguesa selecionada e o da Carnegie Mellon University (CMU). “Esta é uma característica distintiva do Programa CMU Portugal, mas é sobretudo uma enorme vantagem para os nossos alunos nos seus percursos académicos e profissionais” realça João Claro, diretor nacional do Programa CMU Portugal.

E se os dois diplomas são uma mais-valia, a integração na comunidade científica de CMU também se destaca como um dos pontos mais relevantes para os doutorandos nesta experiência nos Estados Unidos da América, uma vez que permite abrir muitas portas para redes internacionais de investigação.

O atual concurso integra um conjunto alargado de áreas de investigação, consideradas relevantes para o desenvolvimento científico nacional: Ciência de Computadores, Robótica, Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Tecnologias da Língua, Matemática Aplicada, Mudança Tecnológica e Empreendedorismo, e Engenharia e Políticas Públicas.

Além disso, as bolsas são atribuídas em articulação com as Iniciativas Empreendedoras de Investigação do Programa, que são projetos de investigação em que o desenvolvimento de conhecimento se integra estrategicamente com a criação de soluções para problemas concretos, com impacto social e económico.

Desde o arranque do CMU Portugal, em 2006, já se candidataram aos programas de grau dual mais de 900 potenciais estudantes, dos quais 120 foram selecionados.

Mais informações aqui.

Sobre o Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) 

A missão do Programa CMU Portugal é colocar o país na vanguarda da inovação em áreas focadas de tecnologias de informação e comunicação, através da investigação de ponta, da excelência na formação pós-graduada e de uma ligação muito próxima com a indústria portuguesa. O Programa, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, resulta de uma colaboração entre o governo português e a universidade norte-americana de Carnegie Mellon na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, iniciada em outubro de 2006 e já renovada até 2017. Esta parceria internacional abrange mais de 300 estudantes de Mestrado Profissional e de Doutoramento de grau dual, compreende cerca de 50 projetos de investigação, selecionados por via competitiva, e tem mais de 120 empresas parceiras. O Programa impulsionou a criação do Instituto de Tecnologias Interativas da Madeira e de 11 startups: Dognaedis, Feedzai, Geolink, Mambu, Orange Bird, Prsma, RedLight Software, Sentilant, Streambolico, Veniam e Virtual Traffic Lights.

Mais informações em www.cmuportugal.org.