(foto: CMU)

O intercâmbio intitula-se “Faculty Exchange Program” e permite vivenciar a cultura de uma universidade de topo dos E.U.A. durante pelo menos um ano (foto: CMU)

Vera Miguéis e Pedro Sanches Amorim, docentes no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), participaram recentemente num programa de intercâmbio de professores promovido pela Carnegie Mellon University (CMU).

Pedro Sanches Amorim, professor auxiliar, visitou a CMU em dois momentos: de janeiro a fevereiro numa primeira fase e de junho a julho de 2014 no segundo momento. Nas suas estadias o docente contou com um anfitrião do departamento de engenharia química da CMU, Ignacio E. Grossmann e desenvolveu um modelo integrado de decisão para a seleção de fornecedores em cadeias de fornecimento na indústria de alimentos processados. Um programa de intercâmbio que Pedro classifica como “extremamente produtivo”.

Vera Miguéis participou no programa de junho a setembro e contou com  Alan Montgomery, professor associado na Tepper School of Business como anfitrião. Vera definiu um duplo objetivo, de investigação e educativo, e o seu trabalho inicial consistiu num projeto de investigação que desenvolvesse um modelo para estimar a quantidade de cada produto comprada pelos clientes de uma loja de retalho  on-lineEsta análise foi realizada de forma a abranger o efeito das comunicações de e-mail e a associação entre os produtos disponíveis na loja on-line. Foram estudados os modelos econométricos e as técnicas de mineração de texto  utilizadas  para identificar os temas contidos no conjunto de dados não estruturados em análise, a  fim de  definir o modelo de  estimação das quantidades compradas.

Intitulado “Faculty Exchange Program” o intercâmbio permite que docentes e investigadores de universidades portuguesas colaborem em trabalhos de investigação e docência na Universidade Carnegie Mellon durante pelo menos um ano, com a oportunidade de vivenciarem a cultura de uma universidade de topo nos Estados Unidos. Este programa oferece ainda a possibilidade de professores CMU integrarem atividades de ensino e investigação em Portugal, numa colaboração com instituições de ensino superior locais e laboratórios de investigação.

Para saber mais sobre o Faculty Exchange Program da CMU clique aqui.