O mandato decorre de novembro de 2017 a novembro de 2020 (foto: D.R.)

Os docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) José Manuel Ferreira Lemos e Alfredo Soeiro foram recentemente eleitos membros da Direção da Associação Europeia das Faculdades de Engenharia Civil (AECEF), organização europeia com o objetivo de promover a transferência de conhecimento na área da Engenharia Civil.

José Manuel Ferreira Lemos é professor catedrático aposentado da FEUP e foi eleito Presidente da AECEF; por sua vez, Alfredo Soeiro, professor associado desta Faculdade, vai assumir o cargo Secretário Geral da AECEF. Ambos foram escolhidos por votação e por total unanimidade, para o mandato de novembro de 2017 a 2020.

A atribuição de responsabilidades diretivas aos dois docentes da Faculdade de Engenharia torna-se especialmente relevante num momento em que a AECEF assinala 25 anos de existência, com trabalho comprovadamente reconhecido na área da partilha de conhecimento na área da Engenharia Civil, e em que vai transferir a sua sede da República Checa para Portugal, especificamente para a FEUP, a partir de dia 1 de fevereiro de 2018.

​Nascida em 1992, a AECEF consiste numa Organização Não Governamental (ONG) que pretende estabelecer um modo de cooperação e de transferência de conhecimento e de boas práticas na área da Engenharia Civil entre investigadores, docentes e estudantes. Apesar do objetivo inicial ter estabelecido como alvo Faculdade europeias, esta ONG conta também com a participação de instiuições de ensino superior não europeias.

As eleições decorreram no passado dia 14 de novembro, na cidade atural sede da Organização (Praga), aquando da realização do IV Simpósio Internacional da AECEF.

 

 Sobre a Associação Europeia das Faculdades de Engenharia Civil (AECEF)

A Associação Europeia das Faculdades de Engenharia Civil (AECEF) é uma Organização Não Governamental com 25 anos de experiência, cujos objetivos principais passam por:

– estabelecer condições para uma estreita cooperação entre as faculdades/departamentos de Engenharia Civil;

– contribuir para a divulgação e a aplicação da investigação mais recente e para o ensino da Engenharia Civil, especialmente na busca de melhorias no ambiente construído;

– apoiar o desenvolvimento e a disseminação em toda a Europa de novas tecnologias de construção;

– trabalhar em prol da compatibilidade entre os currículos das faculdades/departamentos de Engenharia Civil de modo a facilitar o intercâmbio de alunos e a mobilidade dos graduados em Engenharia Civil na Europa;

– trabalhar na implementação de visitas de estudo e a realização de conferências por professores, investigadores e alunos.

Atualmente, a AECEF conta com a colaboração de 25 Faculdades Europeias e uma Canadiana. Mais informações sobre a organização disponíveis aqui.