Aula / Laboratório ICBAS

Novas práticas pedagógicas dos docentes da U.Porto estarão em debate no Salão Nobre do Complexo ICBAS/FFUP.

Dar a conhecer novas práticas pedagógicas, novos métodos de ensino e as experiências educativas de excelência da Universidade do Porto é o objetivo do Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da U.Porto, cuja terceira edição irá realizar-se no dia 3 de fevereiro, no Salão Nobre do Complexo ICBAS/FFUP.

Durante todo o dia, os docentes da U.Porto vão partilhar as suas experiências com novas práticas pedagógicas com comprovado sucesso nas salas de aula, num exercício de melhoria contínua da qualidade do ensino prestado na Universidade do Porto.

Mais de 25 comunicações serão apresentadas e debatidas neste workshop aberto a toda a comunidade académica. O programa arranca às 9h00 com uma sessão de abertura que contará com as intervenções do vice-reitor para a Formação e Organização Académica, Pedro Teixeira, e os diretores da FFUP e do ICBAS, José Costa Lima e António Sousa Pereira, respetivamente. O encerramento, agendado para as 17h30, estará a cargo do Pró-Reitor para a Inovação Pedagógica e Desporto da U.Porto, Fernando Remião.

O Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da U.Porto é também uma forma de estimular as candidaturas ao Prémio Excelência Pedagógica, que visa distinguir, promover e divulgar práticas ou experiências educativas de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais.

O Prémio, com o valor pecuniário de 5.000 Euros e entregue na cerimónia comemorativa do Dia da Universidade, é atribuído a docente ou grupo de docentes da U.Porto (constituindo uma equipa pedagógica) que se distinga pela excelência das suas práticas pedagógicas na lecionação de uma ou mais unidades curriculares.

As candidaturas devem ser submetidas, de 9 a 23 de fevereiro de 2015, através de preenchimento e envio para o email [email protected] do formulário de candidatura, acompanhado de um Trabalho de Reflexão Pedagógica e curriculum vitae resumido do(s) docente(s). Todos os trabalhos de reflexão pedagógica apresentados serão submetidos, nos termos do artigo 8º do regulamento, para publicação numa revista da área da Educação a indicar pela U.Porto.

Mais informações disponíveis em http://inovacaopedagogica.up.pt.