Workshop é local de partilha entre docentes da U.Porto sobre novos métodos de ensino e de práticas pedagógicas inovadoras.

Os docentes da Universidade do Porto vão ter novamente a oportunidade de partilhar exemplos de novos métodos de ensino e de práticas pedagógicas inovadoras com a realização do próximo “Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica”, que irá decorrer no dia 31 de janeiro de 2017, na Reitoria da Universidade do Porto.

Esta será já a quinta edição do workshop criado com o objetivo de apresentar palestras de interesse na área pedagógica, divulgar exemplos de excelência e promover a melhoria dos modelos educativos aplicados nos cursos e unidades curriculares da Universidade do Porto.

Desta feita, o programa inclui a apresentação de comunicações de dois convidados internacionais – Alison Robinson-Canham, da The Higher Education Academy (Reino Unido) e Tuula Heide, do ITA-Suomen Yliopisto (Finlândia) – e de representantes das universidades parceiras da U.Porto no consórcio UNorte.pt a propósito dos mais recentes exemplos de inovações pedagógicas nas universidades do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Contudo, a novidade mais significativa na edição 2017 do “Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica” será a apresentação pública dos primeiros 10 projetos de inovação pedagógica selecionados para financiamento no âmbito da primeira edição do concurso para financiamento de projetos do  recém-criado programa “Promover a Excelência Pedagógica na Universidade do Porto”.

Ainda antes do início do “Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica”, agendado para as 11 horas, irá decorrer um workshop paralelo de apresentação do projeto europeu EFFECT.

Liderado pela EUA – European University Association, o projeto European Forum for Enhanced Collaboration in Teaching (EFFECT) tem precisamente como objetivo facilitar o intercâmbio, a nível europeu, de experiências e métodos eficazes em termos de desenvolvimento da pedagogia e da didática nas universidades.

A Universidade do Porto faz parte do conjunto de instituições europeias que, no âmbito deste projeto financiado pela Comissão Europeia, pretendem criar um “catálogo” de boas práticas transferíveis para as restantes instituições de ensino superior europeias e, simultaneamente, avaliar a viabilidade de uma estrutura de nível europeu dedicada à promoção a inovação pedagógica nas universidades.

A participação no “Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica” é gratuita, mas de inscrição prévia obrigatória até 27 de janeiro, a realizar através deste formulário online.