João M. P. Cardoso é o atual Diretor do Dep. de Engenharia Informática da FEUP (foto: D.R.)

João Manuel Paiva Cardoso, professor catedrático e diretor do Departamento de Engenharia  Informática (DEI) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), publicou recentemente um livro que aborda a temática da aceleração e redução do consumo de energia de aplicação software, que pretende ser um objeto de estudo de referência para os estudantes, engenheiros e programadores em sistemas embebidos de alto desempenho.

Embedded Computing for High Performance” é o título da obra que, sucintamente, descreve técnicas para melhorar o desempenho e reduzir o consumo de energia de aplicações de software em sistemas embebidos, permitindo tirar partido de multiprocessadores e de aceleradores como GPUs e FPGAs.

O livro tem como primeiro autor João M. P. Cardoso e foi elaborado em colaboração com José Gabriel Coutinho, investigador do Imperial College de Londres, e com Pedro C. Diniz, à data docente e investigador do Information Sciences Institute da Universidade do Sul da Califórnia (ISI/USC), Los Angeles. A publicação surge, aliás, fruto da vasta experiência conjugada dos três autores, seja na área do ensino como em projetos de investigação na área de sistemas embebidos de alto desempenho e de compiladores, e em projetos de investigação envolvendo a indústria.

João M. P. Cardoso reforça a importância da temática abordada na publicação e reafirma as suas expectativas para o mesmo enquanto instrumento de estudo: “Em muitos dos sistemas computacionais é necessário que os programadores dominem um vasto reportório de transformações de código, estejam cientes das capacidades do hardware usado e das limitações dos compiladores. Este livro foca essas competências, cada vez mais importantes para acelerar a execução, e/ou melhorar a eficiência energética, de aplicações de software, e com impacto na competitividade e inovação”.

Editado pela Morgan Kaufmann Publishers, uma editora Elsevier, é possível aceder a informações sobre o livro ou até adquiri-lo clicando aqui.