Alírio Rodrigues conta com cerca de 40 anos dedicados ao ensino e investigação (foto: Álvaro Martino)

Alírio Rodrigues é professor catedrático do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e, de acordo com o conceituado ranking internacional de Shangai, está entre os autores mais citados a nível mundial na área da engenharia química. O ranking de Shangai classifica anualmente mais de mil universidades de todo o mundo e analisa o trabalho e artigos de várias centenas autores.

Alírio Rodrigues é um nome incontornável da investigação em engenharia química nacional e internacional, com cerca de 40 anos dedicados à investigação e ensino. Foi o fundador, principal impulsionador e anterior diretor do Laboratório Associado LSRE-LCM, Laboratório de Processos de Separação e Reacção – Laboratório de Catálise e Materiais, da Faculdade de Engenharia, que obteve a classificação de Excelente em todas as avaliações promovidas pela FCT.

Licenciado em Engenharia Química pela FEUP em 1968 e doutorado em 1973 pela Universidade de Nancy, iniciou em 1976 a sua carreira docente na FEUP, onde desempenhou funções como Diretor em dois períodos distintos (1978-1979 e 1984-1990). Distinguido com o Prémio “Estímulo à Excelência” (2004) atribuído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,  com o Prémio de Excelência Científica da FEUP (2009), e “Medalha de Mérito Científico do MCTES” (2016) o professor catedrático da FEUP esteve também envolvido em projetos de investigação premiados a nível internacional: destaque para o Model-Based Innovation 2012 e para o IChemE, ABB Global Consulting Award for Sustainable Technology 2008, no campo da investigação dos aditivos verdes para gasóleo . Foi homenageado pela Separation Division do American Institute of Chemical Engineers em Atlanta (2014) “for his outstanding contributions to Adsorption Science and Technology in the fields of adsorption equilibrium and kinetics, adsorption separation processes, and hybrid/intensified adsorption systems”.

Alírio Rodrigues publicou, até ao momento, mais de 600 artigos científicos, que tiveram mais de 16.000 citações. Foi orientador de cerca de 60 teses de doutoramento. É ainda autor de seis patentes e autor de vários livros.

Para mais informações sobre o ranking de Shangai, clicar aqui.