(foto: Creative Commons)

Projeto distinguido visa a otimização de processos de corte industriais, uma questão relevante para as empresas. (Foto: Creative Commons)

José Fernando da Costa Oliveira, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi um dos três contemplados com uma bolsa para investigadores visitantes, do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), na Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

O objetivo da iniciativa passa por oferecer apoio financeiro a projetos de investigação que visem, por meio do intercâmbio e da cooperação científica e tecnológica, promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência, tecnologia, inovação e competitividade brasileiras. Desta forma é possível atrair para o campus da USP em São Carlos investigadores estrangeiros de talento, com destacada produção científica ou tecnológica e fortalecer a cooperação científica com universidades estrangeiras.

José Fernando da Costa Oliveira vai, com esta bolsa, desenvolver um projeto relacionado com a otimização de processos de corte industriais, uma questão economicamente relevante para as empresas do setor e com um forte impacto ambiental. O projeto é coordenado por Franklina Toledo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP – São Carlos , e visa  desenvolver modelos matemáticos e métodos computacionais para otimizar esse aproveitamento.

O projeto conta ainda com o apoio do docente da FEUP José Fernando da Costa Oliveira, e a colaboração da professora do ICMC, Marina Andretta, e da Professora da FEUP, Maria Antónia Carravilla.