Professor catedrático da FMUP é titular da Cátedra de Medicina da Dor da mesma faculdade (Foto:DR)

José Castro Lopes, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e titular da Cátedra de Medicina da Dor da FMUP, acaba de ser indigitado para coordenar o comité de apoio aos Países em Desenvolvimento da International Association for the Study of Pain – IASP®.

Este comité tem como missão apoiar a realização de atividades educativas e assistenciais no âmbito da dor, tendo para o efeito atribuído, só este ano, subsídios no valor de mais de 200 mil euros. José Castro Lopes, que foi eleito para o Conselho da IASP em 2010, já desempenhava as funções de elemento de ligação da IASP aos países da América Latina.

Os projetos em curso decorrem em países como a China, Vietnam, Tailândia, India, Arménia, Albânia, Boznia-Herzegovina, Uganda, Libéria, Brasil, Colômbia, Equador, entre outros.

De recordar que a Cátedra de Medicina da Dor, integrada no Departamento de Biologia Experimental da FMUP, destina-se a apoiar o ensino e a investigação básica e clínica na área da dor, e tem o apoio da Fundação Grünenthal.